Bandeirantes | Forvis Mazars: Herik, nº 2 da América do Sul, é destaque no torneio do Ranking Mundial
Herik Machado, do Damha, e Lauren Grinberg, do São Paulo Golf CLub, são os destaques do 30º Campeonato Bandeirantes | Forvis Mazars Championship 2025, primeiro torneio adulto do ano no país válido para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR). O evento começa nesta quinta-feira, dia 6 de março, com os treinos livres, e prossegue de sexta-feira a domingo, 7 a 9, com as três rodadas oficiais da competição organizada pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), que vale também para o Ranking Nacional.
Veja horários de saída do primeiro dia
Herik, que havia abandonado o golfe e voltou a competir a menos de um ano, chega como o segundo melhor amador da América do Sul, terceiro melhor golfista Latino-Americano e brasileiro mais bem colocado no WAGR, na 60ª colocação. Herik venceu cinco das últimas sete competições do Ranking Mundial que disputou no Brasil, além de conquistar a Copa De Oro, no Uruguai, e ser terceiro colocado no 130° Campeonato Argentino Amador, em suas duas últimas apresentações internacionais, ambas em 2025.
Destaques – Entre seus principais adversários no Bandeirantes | Forvis Mazars estará o gaúcho Matheus Balestrin, número 175 do mundo e terceiro brasileiro da lista, que jogou oito torneios do WAGR no Brasil, em 2024, tendo vencido o Aberto Extremo Sul, em abril, e ficado entre os três primeiros nos outros sete. Outros destaques são o paranaense Jocimário Souza, número 8 do Brasil; Igor Cruz, do Damha, o nono da lista; e Fernando Silva, do Campinas Golf Center, 11º do ranking nacional. Entre os 7 Top 15 do país em campo estão Matheus de Paula (14º), do Damha; e Guilherme Yoshikawa (15º), de Bastos.
Marcos Negrini, do Damha, maior ganhador do Bandeirantes | Forvis Mazars, com cinco títulos, incluindo os dois últimos, não poderá defender seu título por motivos profissionais, mas Lauren Grinberg, que também já venceu a competição cinco vezes, vai defender seu título como favorita. Lauren tenta se tornar a maior ganhadora do Bandeirantes | Forvis Mazars, com seis títulos, uma vez que Priscila Iida, do Arujá, hoje profissional no Japão, também tem cinco títulos. Lauren venceu ainda três outros torneios do WAGR em 2024. Os abertos de Curitiba, do Paraná e do Estado de São Paulo.
Melhores em campo – Lauren terá como principais adversárias outras quatro Top 9 do Brasil: Beatriz Menga, do São Fernando, a número 1 de São Paulo e 4ª do ranking nacional; a carioca Duda Rocha (5ª); e as paulistas Sofia Menga (8ª), irmã de Beatriz; e Solange de Souza (9ª), do Guarapiranga. Ao todo estarão em campo 8 das 11 primeiras do ranking paulista, incluindo todas as Top 5.
O Bandeirantes | Forvis Mazars será ainda o primeiro torneio do ano válido como classificação dos paulistas para o Campeonato Latinoamericano de Golfe, em outubro. O Brasil, representado por uma equipe da FPGolfe, irá defender o inédito título latino-americano conquistado em outubro de 2024, no icônico percurso do Teeth of the Dog, na Casa de Campo, na República Dominicana. Naquela oportunidade o Brasil foi ainda campeão no Interclubes Latino-Americano, representado pelo Terras de São José.
Comissões – A Comissão de Honra do 30º Campeonato Bandeirantes de Golfe | Forvis Mazars Championship 2025 terá Eudes de Orleans e Bragança, presidente da CBGolfe; Ademir Mazon, presidente da FPGolfe; e Mario Numada, presidente do Arujá Golf Clube. A Comissão do Campeonato será formada por Luiz Recchia, François Cazabon, Rogerio Cardoso, Adelina Garcia, Marcos Okumura, Stela Miyagui, Ellen Alvares e Mauro Batista (Diretor do Torneio). Os árbitros serão François Cazabon e Jivago Pecos.
Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe