Interclubes por Hcp de SP: Riacho Grande ganha tudo na etapa de abertura, em seu campo
Comando por Marcos Gottschalk e William Souza Muniz, únicos a jogar abaixo do par nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, o Riacho Grande fez valer a vantagem de jogar em casa para vencer, por dez tacadas de vantagem, a primeira das oito rodadas da fase de classificação do 23º Torneio Interclubes por Handicap Índex Masculino do Estado de São Paulo – 2025. A competição organizada pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) é considerada a maior do Brasil tanto por seus oito meses de duração como pelo número de golfistas envolvidos nas seletivas internas dos 19 clubes participantes e em cada uma das suas 13 rodadas.
Como na temporada anterior, o maior atrativo do 23º Interclubes por Handicap de São Paulo será a oportunidade de a equipe campeã representar o Brasil, com tudo pago, na competição por equipes do 17º Campeonato Latinoamericano Golf Channel 2025, a mais importante competição do continente para amadores de todos os handicaps, em outubro. O time campeão vai indicar quatro dos golfistas que o representaram durante o ano para a viagem.
Este ano o Brasil vai defender os títulos do torneio individual, a Copa das Nações, do Latino-Americano, com uma seleção dos melhores jogadores por handicap da FPGolfe, e ainda o Latinoamericano por Equipes, vencido pelo time do Terras de São José, campeão do Interclubes por Handicap de SP de 2024.
Veja abaixo, no vídeo com o compacto do Latino-Americano de 2024, como foram essas duas conquistas inéditas do Brasil, representado pela FPGolfe.
Vitória – O time do Riacho Grande foi campeão com 141 tacadas na soma dos dois melhores resultados do time, as 70 tacadas, duas abaixo do par, de Gottschalk, o campeão individual da rodada, e as 71 de Muniz, que levou o troféu de vice-campeão, num dia quente, com temperaturas beirando os 30º C, e sensação térmica ainda maior, por causa de elevada umidade relativa do ar. Completaram a equipe Alex Sandro Fernandes, com 79 tacadas, e Joel Dantas Junior, com 80.
O Guarapiranga ficou num distante vice-campeonato, com 151 tacadas, dez atrás do campeão, na soma dos resultados de Jean Shu, que jogou 72, o par do campo, e de Lyn Ahn ou Dae Kun Park, que marcaram 79 cada. Tony Sang Giun Park completou o time com 87. O Portal Japy também somou 151 tacadas graças aos resultados de Wemerson da Silva Azevedo (75) e Flávio Cabral Costa (76), mas terminaram em terceiro lugar que leva em conta os resultados descartados, no caso os de Marco Aurelio de Souza (80) e de Luiz Felipe de Favieri (98).
Mais destaques – Destaque ainda para o Vista Verde, que apesar de comparecer com apenas dois jogadores, terminou em quarto, com 152, somados os resultados de Daniel Ferreira dos Santos (75) e Aparecido Gabriel De Camargo (77). O São Fernando, quinto colocado com 153; o São Paulo Futebol Clube, em sexto, também com 153; e os times classificados a seguir com 154: São Paulo Golf Club, sétimo; o Vila da Mata, oitavo; o Arujá, nono; e o São Francisco, décimo, também pontuaram na etapa que reuniu 19 clubes.
Marcos Gottschalk (70) e William Souza Muniz (71), levaram os dois troféus individuais da rodada, seguidos por Jean Shu, do Guarapiranga, e Alexandre dos Santos, do Arujá, com 72 cada, o par do campo. Francisco Balint, do São Paulo Futebol Clube, completou os Top 5, com 74, seguido por cinco jogadores com 75 tacadas.
Regulamento – Devido à necessidade de definir o campeão do Interclubes por Hcp de SP até setembro, a tempo de viajar para o Latinoamericano, as oito rodadas da fase de classificação serão jogadas na modalidade stroke play até meados de julho, sendo as próximas duas em março: dia 13, no Clube de Campo, e dia 26, no Clube de Golfe de Campinas. Os oito clubes que mais somarem pontos na fase de classificação (G-8) classificam-se para a fase decisiva, em jogos de match play eliminatórios.
Na fase decisiva cada clube precisa escalar oito jogadores por rodada para disputar dois confrontos de duplas – um de Melhor Bola (Best Ball) e outro de Tacadas Alternadas (Foursomes), além de quatro confrontos individuais. As quartas de final, em cruzamento olímpico (1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6; e 4º x 5º) serão em jogo único no campo de um dos finalistas, a ser definido por sorteio. Já as semifinais e finais, serão em jogos de ida e volta, com o time mais bem colocado na fase de classificação recebendo o jogo de volta em seu campo.
Importância – Participar do Interclubes é o sonho de consumo da imensa maioria dos que competem por handicap em São Paulo. Além de defender o seu clube, de competir por troféus individuais e por equipes de cada etapa e de concorrer à viagem para o Latinoamericano, não há taxa de inscrição individual. Desta forma, o jogador não tem que pagar taxa de inscrição e ainda é recebido com café da manhã e almoço oferecido pelo clube anfitrião. Muitos clubes oferecem inclusive transporte para suas equipes.
Veja no vídeo abaixo como foram as vitórias do Brasil na Copa das Nações e no Interclubes do Latino-Americano Golf Channel de 2024.
Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe