Aberto de SP: Rodrigo Lee vira jogo e abre oito de vantagem no The Golf Brasil Professional

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O profissional Rodrigo Lee, do Guarapiranga, e os amadores Andrey Xavier, do Clube de Golfe de Brasília, e Lauren Grinberg do Lago Azul, lideram o 75º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo – The Golf Brasil Professional, após a rodada desta sexta-feira, 6 de setembro, no Lago Azul Golfe Clube, em Araçoiaba da Serra (SP), na região metropolitana de Sorocaba. A competição termina no domingo.

Veja as primeiras fotos do torneio

Para os profissionais, que competem por uma bolsa de R$ 60 mil, esta foi a segunda das quatro rodadas, e para os amadores de alto rendimento, que disputam pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o ranking nacional, o primeiro de três dias de jogo. As demais categorias amadoras por handicap índex – masculinas de 8,6 em diante e feminina de 16,1 em diante –, jogam apenas 36 buracos, no final de semana, valendo para seus respectivos rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Profissionais – O novo líder do The Golf Brasil Professional, a competição profissional do Aberto de SP,  é Rodrigo Lee, número 1 do Brasil, que entrou em campo para defender o título ganho em 2023. Rodrigo fez quatro birdies para jogar uma abaixo de ida, e fez mais três birdies na segunda metade do campo para jogar quatro abaixo, o melhor resultado masculino do dia, e disparar na liderança com 132 (66-68) tacadas, dez abaixo do par e oito à frente dos adversários.

Quem mais se aproximou do líder foi Rafael Barcellos, que teve uma volta de altos e baixos. Depois de fazer três birdies seguidos nos primeiros quatro buracos, o profissional do São Paulo Golf Club bateu um drive fora de campo no buraco 7, para fazer um triplo-bogey e voltar ao par do campo. Ele fez mais dois bogeys e dois birdies, um deles no 18, para terminar no par do campo, sem segundo lugar, com 142 (70-72), duas abaixo do par.

Mais destaques – Daniel Kenji Ishii, o líder da véspera, com sete abaixo, teve uma segunda rodada para esquecer. Fez apenas um birdie, no buraco 4, seguido de quatro bogeys e um triplo-bogey-8, para jogar seis acima e cair para o terceiro lugar, com 143 (65-78) tacadas, uma abaixo e nove atrás do líder. Ele é seguido de perto por dois jogadores empatados em quarto, com 145, uma acima: Iorkys Cabrera (71-74), do Paraná, e Axell Balestre (73-72), do Fazenda da Grama.

Odair de Lima, de Maringá, vem sozinho em sexto, com 146 (72-74), seguido por Izael Soto, com 149 (75-74)  , e três jogadores em oitavo, com 150: Ronaldo Francisco (76-74), do Quinta, do Golfe; Giordano Junqueira (76-74), do Ipê Golf Club de Ribeirão Preto; e Breno Domingos (75-75), de Japeri. Após a rodada desta sexta-feira, a categoria profissional teve um corte, com apenas os 21 primeiros colocados classificando-se para voltar a campo neste final de semana para disputar os prêmios em dinheiro.

Amadores – As maiores emoções da rodada desta sexta-feira ficaram para a estreia dos amadores, que terminou com os seis primeiros da categoria masculina separados por apenas três tacadas. No topo do placar, separados por uma tacada cada, estão três gaúchos que hoje defendem estados diferentes, e cinco dos seis brasileiros mais bem colocados no ranking mundial amador, todos com vaga garantida no LAAC (Latin America Amateur Championship). Ficou faltando apenas Gui Grinberg, o terceiro da lista, que mora nos Estados Unidos.

Andrey Borges lidera com 70 tacadas, duas abaixo, seguido por Matheus Balestrin, do Porto Alegre Country Club, número 1 do Brasil e defensor do título, com 71 (-1) e por Herik Machado, do Damha, com 72 tacadas, o par do campo. Andrey e Herik também foram número 1 do Brasil. Empatados em quarto, com 73 tacadas (+1) estão Marcos Negrini, do Damha; o campeão brasileiro juvenil Eduardo Matarazzo, do São Fernando, e Jocimário Souza, do Santa Mônica. Com exceção de Jocimário, todos os outros estão classificados para defender o Brasil no LAAC.

Feminino – Entre as mulheres, vai dando a lógica. Lauren Grinberg, Lago Azul, a número 1 do Brasil, jogou 65 tacadas, sete abaixo, para disparar na liderança e se colocar em boa posição para vencer o Aberto de SP pela sétima vez na carreira e segunda consecutiva. Lauren havia vencido esse torneio antes por cinco anos consecutivos, de 2016 a 2020. Em 2021 e 2022, anos em que tirou duas temporadas sabáticas, ela não competiu.

Quem se colocou em posição de dar trabalho para a líder é a gaúcha Maria Eugenia Peres, do Porto Alegre Country Club, segunda do ranking nacional e líder do ranking brasileiro juvenil. Ela fez a outra única volta abaixo do par do torneio feminino, para ficar em segundo, com 69 tacadas, três abaixo do par. A pré-juvenil Beatriz Menga, do São Fernando, vem num distante terceiro lugar com 78 (+6), seguida pela juvenil Maria Eduarda Rocha, do Itanhangá, com 80, e por Sofia Menga, do São Fernando, com 83.

Patrocínio – O 75º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo – The Golf Brasil Professional tem patrocínio oficial de Copa Airlines e Forvis Mazars, patrocínio do The Golf Brasil, apoio de BYD – Maggi; Royal Carts, Avant – Luz para você, Unipac, Trojan e Troféus Rebouças. A realização é da Federação Paulista de Golfe e Lago Azul Golfe Clube, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR). A Copa Airlines vai sortear duas passagens aéreas entre os jogadores presentes na premiação.

A Comissão de Honra do Aberto do Estado de São Paulo é formada por Osmar da Costa Sobrinho (CBGolfe), Ademir Mazon (FPGolfe) e Osmar Martins (LAGC). A Comissão do Campeonato tem Mauro Batista (Diretor do Torneio), Luiz Claudio Recchia, Mauricio Miranda, Adelina Garcia de Souza, Frank Cazabon e Claudio Mesquita. Os árbitros são Frank Cazabon e Claudio Mesquita.

Resultados e horários de saída deste sábado

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe