Aberto do Estado de São Paulo começa nesta 5ª feira com a primeira rodada do The Golf Brasil Professional
Os melhores profissionais do Brasil entram em campo nesta quinta-feira, 5 de setembro, para o primeiro dos quatro dias de disputa do The Golf Brasil Professional, a competição profissional do 75º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo, que será jogado até domingo, 8, no Lago Azul, em Araçoiaba da Serra (SP). Assim como já havia acontecido no Campeonato Bandeirantes, em abril, a Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), agora com o patrocínio do The Golf Brasil, o programa semanal de golfe exibido na CNN Brasil, faz questão de incluir a categoria profissional nas duas mais importantes competições amadoras organizadas pela entidade, como forma de valorizar tanto a competição como a categoria que é uma das bases para crescimento do golfe no Brasil.
Participarão do The Golf Brasil Professional 17 dos Top 20 do ranking brasileiro profissional, incluindo 8 dos Top 10, e todos os sete primeiros colocados da lista encabeçada por Rodrigo Lee, o profissional número 1 do Brasil. Os outros Top 10 em campo serão Ronaldo Francisco (2), do Quinta do Golfe; Daniel Kenji Ishii (3), do Itanhangá; Axell Balestre (4), do Fazenda da Grama; Ulisses de Toledo Júnior (5), do Alphaville Graciosa; Rafa Barcellos (6), do São Paulo Golf Club; Odair de Lima (7), de Maringá; e Giordano Junqueira (9), do Ipê Golf Club. A grande ausente é Felipe Navarro, do São Paulo, campeão do Bandeirantes, que ainda se recupera de uma cirurgia recente no joelho. Após 36 dos 72 buracos, haverá um corte com apenas os 21 primeiros e empatados classificando-se para disputar os prêmios em dinheiro no final de semana.
LAAC e Latinoamericano – A competição amadora do Aberto do Estado de São Paulo, que começa na sexta-feira, 6, com os jogadores de handicaps mais baixos em campo, tem importância triplicada este ano. Além de ser o décimo torneio do calendário 2024 da FPGolfe válido para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), será a última competição que servirá para classificar o time do Brasil para o LAAC (Latin America Amateur Championship), e a última válida para os rankings da FPGolfe, que darão como prêmio aos primeiros colocados de sete categorias com até 25,7 de handicap, o direito de participar do Latinoamericano de Golfe, na Casa de Campo, na República Dominicana, de 3 a 5 de outubro, com tudo pago pela FPGolfe e seus patrocinadores oficiais, a Forvis Mazars e a Copa Airlines.
Apesar de ambas terem Latinoamericano no nome, são duas competições bem distintas. O LAAC, que será jogado em janeiro de 2025, no Pilar, em Buenos Aires, reunirá a elite do golfe amador de alto rendimento do continente, num torneio que dará ao campeão o direito de jogar em três majors do golfe profissional – Masters, The Open e US Open. O Latinoamericano de Golfe também é um evento de gala, mas destinado os jogadores de todos os handicaps, sobretudo os mais altos, que terão a oportunidade de competir num dos campos mais bonitos e desafiadores do mundo, com a organização, destaque e repercussão de um major, incluindo transmissão pelo Golf Channel. O Brasil será representado pelo líder do ranking scratch da FPGolfe, e pelos primeiros colocados de seus seis rankings oficiais por handicap, quatro masculinos e dois femininos.
Os golfistas scratch – homens com handicap índex até 8,5 e mulheres até 16 – jogarão três dias, 54 buracos, valendo para o ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional. As demais categorias masculinas e femininas por handicap índex jogam 36 buracos no final de semana, valendo para seus respectivos rankings da FPGolfe. Durante a entrega de prêmios, no domingo, a Copa Airlines vai sortear duas passagens aéreas, valendo apenas para os jogadores presentes.
Patrocínio – O 75º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo – The Golf Brasil Professional tem patrocínio oficial de Copa Airlines e Forvis Mazars, patrocínio do The Golf Brasil, apoio de BYD – Maggi; Royal Carts, Avant – Luz para você, Unipac, Trojan e Troféus Rebouças. A realização é da Federação Paulista de Golfe e Lago Azul Golfe Clube, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR).
A Comissão de Honra do Aberto do Estado de São Paulo será formada por Osmar da Costa Sobrinho (CBGolfe), Ademir Mazon (FPGolfe) e Osmar Martins (LAGC). A Comissão do Campeonato terá Mauro Batista (Diretor do Torneio), Luiz Claudio Recchia, Mauricio Miranda, Adelina Garcia de Souza, Frank Cazabon e Claudio Mesquita. Os árbitros são Frank Cazabon e Claudio Mesquita.
Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe