Com vitória no European Senior Championship, Lilica garante vaga no The Sênior Open

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Por: Ricardo Fonseca

O carioca Rodrigo Lacerda Soares Filho, o Lilica, acaba de conquistar um feito inédito ao se tornar o primeiro golfista de fora do continente a vencer tanto o European Mid Amateur Championship (30 a 49 anos), feito conseguido em 2020, como o European Senior Championship (50 anos em diante), título que conquistou domingo, dia 16 de junho, com um birdie no segundo buraco de desempate.

Com sua conquista, Lilica, que foi um dos melhores amadores do Brasil e hoje está radicado na Suíça, ganhou um convite para disputar o The Senior Open, de 25 a 28 de julho, em Carnoustie, na Escócia, um dos cinco majors do golfe sênior profissional. Ele estará em campo possivelmente ao lado do profissional brasileiro Adilson da Silva, estrela do Legends Tour Europeu, com quatro títulos ganhos em 2023, que já jogou no Sênior Open do ano passado.

O Sênior Open é, ao lado do US Senior Open, Senior PGA Championship, The Players Championship e do Tradition, um dos cinco majors para quem tem de 50 anos em diante. Até hoje, o único amador brasileiro a disputar um major havia sido o Mestre Mario Gonzalez, em 1948, em Muirfield, na Escócia, onde terminou empatado em 11º lugar com 293 (76-72-70-75) tacadas.

Vitória – Lilica protagonizou uma incrível virada para vencer o European Senior Championship, domingo, no Kikuoka Country Club, em Luxemburgo, depois que o suíço Andreas Bauer e o norueguês Jannicke Nielsen Bakken abriram a rodada final vencendo por cinco e quatro tacadas respectivamente, antes de perderem muitas posições na primeira metade do campo.

Isso abriu as portas para Lilica, competindo por um clube francês, que somou 213 (68-73-72) tacadas, três abaixo, para empatar em primeiro lugar com os irlandeses Joe Lyons (74-69-70) e Declan O’Neill (73-69-71). O desempate foi no buraco 10, onde todos os três fizeram para na primeira tentativa, antes de Lilica embocar um putt de quatro metros para fazer birdie no segundo buraco extra e vencer em sua estreia no torneio.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe