V Fórum das Comissões de Atletas é realizado em São Paulo
Foto: Wander Roberto/COB
A quinta edição do Fórum de Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro, evento idealizado pela Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) chegou ao fim neste sábado, 25 de maio. Maurício Sato, vice-presidente da Comissão de Atletas da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), participou do encontro realizado em São Paulo (SP).
O segundo dia do evento contou com o wokshop sobre Plano de Trabalho das Comissões de Atletas, conduzido por José Finnochio; e uma palestra com Hortência Marcari, a Rainha do basquete brasileiro, presente desde a primeira formação da Comissão de Atletas do COB, sobre “Lições de Vida”. Para participantes novatos e para quem esteve no Fórum das Comissões de Atletas pela primeira vez, a palavra que define a edição de 2024 é evolução.
“Acredito que o Fórum está amadurecendo ano a ano. Cada vez mais as Comissões das Confederações vêm participando da construção do evento em si, tanto que batemos recorde de participação este ano, trazendo questões e dificuldades para discussões e sugerindo palestras enriquecedoras. Assim fazemos um Fórum que faz sentido para todos. Além disso, as trocas são sempre muito ricas e saímos com mais ferramentas para as Comissões levarem para seus pares”, analisou Beatriz “Baby” Futuro, integrante da CACOB e uma das mais empolgadas durante a construção do domo, uma das ações do workshop para incentivar o trabalho em equipe, planejamento e organização.
No primeiro dia do evento, Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro, o braço educacional do Comitê, falou sobre o importante Programa de Carreira do Atleta, que já auxiliou muitos atletas na passagem para a carreira depois do alto desempenho esportivo. Caroline Reis Pereira, da LHH, consultora de carreira e psicoterapeuta focada na Abordagem Integrativa Transpessoal, fez uma palestra com o tema “Transição de Carreira de Atleta: Perfis e Competências para novas oportunidades” em que detalhou panoramas e tendências atuais, competências que estão sendo exigidas dos profissionais, opções de carreira, possibilidades e reflexões para o futuro.
Marisa Markunas, psicóloga do Esporte do COB e da Confederação Brasileira de Futebol, com experiência em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo, falou sobre saúde mental, em especial nos desafios para os gestores. E uma mesa redonda sobre “Atletas na Gestão Pública”, mediada por Poliana Okimoto, vice-presidente da CACOB, reuniu Iziane Marques, ex-jogadora de basquete e secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho, Gilvan Bittencourt Ribeiro, ex-atleta da canoagem velocidade e secretário municipal de esportes de Santa Maria (RS) e Mariana Dantas, ex-carateca e atual secretária de estado do esporte e lazer de Sergipe.
Wladimyr Camargos, professor associado da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás e especialista em Direito Esportivo, tirou dúvidas dos presentes sobre “Legislação Esportiva: Atualizações e Assessoria Jurídica”. Encerrando o Fórum, houve a distribuição de certificado para todos os 49 participantes, sendo 19 integrantes da CACOB e 30 representantes das Comissões de Atletas das Confederação de modalidades olímpicas.
A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) foi criada em 2009, seguindo o modelo da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Os membros da CACOB mais votados, de acordo com os critérios atuais, têm direito à participação e ao voto na Assembleia Geral do COB, portanto, participam ativamente das decisões da instituição.
O trabalho da CACOB é promover a melhoria de todo o sistema esportivo nacional em favor dos atletas. Para isso, busca contribuir com o fortalecimento das Comissões de Atletas das Confederações de cada modalidade olímpica, tornando fundamental que os atletas participem e sejam ouvidos em suas bases.
Comissão de Atletas – Na CBGolfe, a Comissão de Atletas tem seu mandato a cada ciclo olímpico, a atual gestão 2021-2024 terá eleições no segundo semestre para selecionar novos membros para o próximo ciclo olímpico. A Comissão é formada por 9 atletas, sendo 3 Amadores Masculino, 3 Amadores Feminino e 3 Profissionais. Conforme a legislação brasileira a comissão de atletas representa no mínimo 1/3 das assembleias da CBGolfe e todos golfistas que estejam de acordo com os requisitos do Estatuto da CBGolfe e Regimento Interno da Comissão de Atletas podem participar.