18º Campeonato Juvenil de Inverno do Estado de São Paulo – 5ª etapa do ZUP Tour

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Notícias

O 18º Campeonato Juvenil de Inverno do Estado de São Paulo – 5ª etapa do ZUP Tour, será disputado de sexta-feira a domingo, 23 a 25 de junho, no Lago Azul Golfe Clube, em Araçoiaba da Serra (SP), valendo pontos para o ranking mundial amador de golfe (WAGR), ranking nacional e os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Além dos brasileiros, que representam 29 clubes de seis estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais), além do Distrito Federal. A mais forte competição da temporada paulista até agora atraiu ainda nove estrangeiros – cinco meninas e cinco meninos – do Paraguai e Uruguai, que disputarão uma competição paralela de duplas mistas contra os golfistas brasileiros.

Ao todo, estarão em disputa o título geral masculino e feminino, e troféus para os três primeiros de cada categoria por idade, sendo que os menorzinhos, da categoria F, jogam apenas nove buracos por dia, podendo levar caddies, inclusive pais e familiares. Já os participantes da categoria E também podem levar caddies, mas não pais e familiares. Todos os demais jogam levando a própria bolsa de tacos.

Brasileiros – Entre os meninos do Brasil, o destaque é a presença de seis dos nove primeiros do ranking nacional juvenil, com destaque para Guilherme Ziccardi, do Clube de Campo, o líder do ranking, e Paco Casini, do Campo Olímpico, o número 2, que também é o único Top 10 (5º) do ranking adulto em campo. Paco é o número 306 do WAGR, e Ziccardi o 690, como o segundo e último brasileiro entre os Top 1000 do mundo.

Outros destaques do time masculino do Brasil são Gustavo Giacometti, do Graciosa, número 4 do ranking juvenil; Pedro Miyata, do São Fernando (5º); Guilherme Yoshikawa, de Bastos (7º) e Eduardo Nonaka, do Arujá (9º). Destaque ainda para Eduardo Ferreira, do Sapezal, que estreou em torneios oficiais vencendo a primeira rodada do Torneio Juvenil de SP e vem de um título no Aberto do Guarujá.

Feminino – Já as juvenis brasileiras estão em sua maioria entre as melhores do ranking brasileiro adulto. Neste torneio estarão todas as Top 8 do ranking nacional juvenil e seis das Top 10 do ranking adulto. Marina Nonaka, do Arujá, a juvenil nº 1 de São Paulo e 2 do Brasil é também a brasileira em campo mais bem colocada no WAGR, na 601ª colocação. Isabela Hammond, do Iguassu Falls, juvenil número 2 de São Paulo, sétima do ranking adulto e 799ª colocada do WAGR, é o outro destaque nacional.

As outras mais bem colocadas no ranking nacional juvenil são Martina Collares, do Porto Alegre CC (3ª); Isadora Fernal, de Poços de Caldas (4ª); Maria Antônia Gavião, do Belém Novo (5ª);Maria Eugênia Perez, do Campestre (6ª, e também 3ª do ranking adulto); Ana Helena Cunha, de Londrina (7ª), e Maria Eduarda Souza, do Arujá (8ª). Maria Eduarda é a 9ª do ranking Adulto, e Ana Helena a 10ª.

Estrangeiros – Entre as juvenis de outros países, as mais bem colocadas no WAGR são a uruguaia Chloe Stevenazzi, número 705, e a paraguaia Sol Mendonza, a 754. Chloe venceu o Aberto do Extremo Sul deste ano no Brasil, e o Campeonato Nacional Juvenil de seu país. Sol, que já venceu seis torneios do WAGR, cinco este ano, foi campeã juvenil do Paraguai. Destaque ainda para a uruguaia Maria Paz Marques, 908 do WAGR, campeã do Stroke Play de seu país e campeã do Aberto Juvenil do Chile. Também joga Fernanda Vera, do Paraguai.

No masculino, o destaque entre os visitantes é o paraguaio Ezequiel Cabrera, 751º do WAGR, que vem de um título no Campeonato Paraguaio Juvenil. Também jogam os paraguaios Marcelo Ruiz e Alejandro Echague, e os uruguaios Juan Ignacio Rudolph e Juan Cruz Esmoris Brignoni.

Horários de Saída

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe