Aberto do Clube de Campo: Gui Grinberg joga seis abaixo para ser o novo líder do torneio

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

A disputa pelo título do 53º Aberto do Clube de Campo de São Paulo – Faber-Castell, válido para o ranking mundial amador de golfe (WAGR), que termina neste domingo, 18 de junho, no campo ao lado da represa de Guarapiranga, em São Paulo, tem tudo para se tornar um duelo entre dois brasileiros que são destaque na Divisão I da NCAA, o forte campeonato universitário dos EUA, a mesma que acaba de consagrar Fred Biondi, como duplo campeão – individual e de duplas – da temporada 2022/2023.

De um lado está Gui Grinberg, dos Owls (Corujas), da Florida Atlantic University, de Boca Raton, novo líder do torneio após uma volta de 65 tacadas, que o deixou isolado em primeiro, com quatro abaixo no total. Do outro, Thomas Choi, dos Seahawk (Falcões Marinhos), do Wagner College, de Staten Island, New York, que marcou 68, para somar duas abaixo e ficar sozinho em segundo lugar.

Liderança – Gui Grinberg, que no Brasil defende o Lago Azul, venceu este torneio em 2019, na última vez que o disputou, antes de ir morar nos EUA, e se colocou em posição de repetir o título ao fazer um eagle e sete birdies neste sábado. Gui saiu pelo buraco 10 e jogou 30 tacadas, sete abaixo em seus primeiros nove buracos, com o eagle, seis birdies e um bogey. No restante da volta fez mais um birdie, mas também dois bogeys, para liderar com 138 (73-65) tacadas.

Thomas Choi, que no Brasil defende o São Paulo, foi vice-campeão no Clube de Campo em 2022, ao perder um playoff para Marcos Negrini, do Damha. Choi, que encerrou a temporada nos EUA com um vice-campeonato no NEC Championships, a final da Conferência Nordeste, e foi nomeado para o All-NEC Tournament Team, fez quatro birdies e um bogey para entrar na disputa pelo título, isolado em segundo, com 140 (72-68) tacadas, duas abaixo.

Mais destaques – Em terceiro, com 142 tacadas, o par do campo, estão empatados Matheus Balestrin (70-72), do Porto Alegre Country Club, líder da véspera e  número 3 do Brasil, vem em busca de seu terceiro título do ano em torneios do WAGR, e Andrey Borges (73-69), Clube de Golfe de Brasília, que depois de dez pares seguidos jogos duas abaixo nos oito buracos finais, onde fez três birdies seguidos.

Balestrin vai completar o grupo dos líderes, ao lado de Gui e Choi, com saída às 11h32, enquanto Andreu joga às 11h20 ao lado de dois jogadores empatados em quinto, com 145, três acima: Marcos Negrini, do Damha (74-71), que fechou o dia com um duplo bogey, e Jair Benke Junior, do Pine Hill (76-69).

Handicaps – Na classificação por handicaps índex até 8,5 Felipe Cobra, do Haras Anexo, mas criado no Clube de Campo, lidera com 147 (71-76), seguido por Fernando Vieira dos Santos, do Riacho Grande, com 147 (71-76), e por Eduardo Firmino, do Campinas Golf Center, com 148 (74-74).

Todas as demais categorias estrearam neste sábado, competindo pelos rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe). Na 8,6 a 14, José Eduardo Tolipan, do Clube de Campo, lidera com 71 tacadas, seguido por dois jogadores com 73: Kwang Jae Yoo, do Clube de Golfe de Campinas, e Raul Franco, do Clube de Campo. Na 14,1 a 19,4 Jorge Nagai, do Riacho Grande lidera com 71, seguido por Manuel da Silva Neto, do Alphaville Tênis Clube, com 72, e dois jogadores com 75: Robson Segalla, do Imperial, e Célio Kanesaki, do Sapezal.

E na 19,5 a 25,7, Stephan , do Clube de Campo, lidera com 70 tacadas, seguido por dois jogadores com 70: Yong Kim, do Clube de Golfe de Campinas, e Armando Mattos, do Clube de Campo. Osmar Costa Sobrinho, do Clube de Campo, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, vem a seguir, com 72. Também participam do torneio, na categoria de 8,6 a 14, Ademir Mazon e Flavio Maschietto, presidente e vice da FPGolfe.

Feminino – Entre as mulheres, Lauren Grinberg, do Lago Azul, voltou a jogar como na melhor fase de sua carreira juvenil e lidera com 65 tacadas, seis abaixo, mesmo resultado do irmão Gui. Lauren fez oito birdies e dois bogeys para abrir 19 tacadas de vantagem sobre a segunda colocada, Solange de Souza, do Guarapiranga, que jogou 84, seguida por Fernanda Lacaz, do São Fernando, com 90. Na 16,1 a 25,7 Eun Young Choi, do Clube de Golfe de Campinas, lidera com 71, seguida por Patrícia de Araújo, do Clube de Campo, com 71, e Young Kim, do Clube de Golfe de Campinas, com 74.

O 53º Aberto Masculino e 26º Aberto Feminino do Clube de Campo de São Paulo – Faber-Castell, é organizado pelo Clube de Campo de São Paulo, com supervisão da CBGolfe, FPGolfe e WAGR. Os patrocínios são de Faber-Castell, Limpidus e Roberto Manzini, com apoios de SAO Uniformes Esportivos, LSW Hotels, Octo, OWN Hotels, Vera Coco, Casa do Golfe, Blackclover, Ecully, África Brindes, Aille Clinic, Pine Co, Bellapan, Nord Anglia, Global Sport Net e Revista Caras.

Resultados e horários de saída

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe