Torneio ABGS da Baroneza: Marcos Semensato surpreende favoritos e vence por três

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Quando todos esperavam mais um duelo entre Paul O’Doherty, do São Paulo, campeão dos três últimos eventos e líder do ranking sênior scratch de 2023, e Douglas Black, do Sapezal, campeão da temporada de 2022, Marcos Semensato, de Bauru, que jogava um grupo atrás, para surpreender a todos e vencer por três tacadas de vantagem o 3º Torneio ABGS do Quinta da Baroneza Golfe Clube, nesta quinta-feira, dia 27 de abril.

Com esse segundo título na Baroneza (venceu também o primeiro torneio da ABGS nesse campo, em 2020, no desempate com Paul), Semensato encerrou 18 meses de jejum, depois de ter vencido pela última vez no Torneio ABGS de Golfe Sênior do Gramado, em outubro de 2021. Semensato não fez nenhum birdie na rodada, mas foi o que errou menos, dois bogeys na primeira metade do campo e quatro nos nove buracos finais, para somar 78 tacadas seis acima do par.

Regras – Paul, que vinha em busca de seu quarto título consecutivo, foi vítima de um quádruplo bogey no buraco 3, de par 5, onde depois de bater a segunda tacada em direção à área de penalidade amarela, que defende toda a direita do green, dropou outra bola no mesmo local, anunciando que estava batendo uma bola provisória.

O erro de Paul foi que como as Definições da Regras de Golfe estabelecem que só se pode bater uma bola provisória para uma bola que possa ter ido para fora de campo ou estar perdida fora de uma área de penalidade (grifo nosso), a bola dropada passou a ser automaticamente a bola em jogo, de acordo com a Regra 18.1 (Alívio por Tacada e Distância). Para piorar, Paul, inadvertidamente, levantou a bola do green, sem marcá-la. Ela a recolocou para terminar o buraco, mas incorreu em mais uma tacada de penalidade (Regra 14.1a).

Ranking Nacional – Para efeitos de pontuação para o ranking nacional da ABGS, a penalidade extra nada mudou para Paul, que terminou com 81 tacadas, empatado com Douglas Black, o Doug, do Sapezal, que defendia o título ganho em 2022, novamente em um desempate com Paul. Mas, pelos critérios de desempate, Paul, que jogou 3 acima de volta, contra 5 acima de Doug (vítima de um triplo bogey-8, no 15), ficou com os pontos de vice-campeão. Os torneios da ABGS em clubes filiados valem para os rankings sênior e pré-sênior scratch da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

O seletivo e muito bem cuidado campo do Quinta da Baroneza foi um desafio à altura dos melhores golfistas da ABGS. Paul foi o único a fazer um solitário birdie no 17, enquanto Semensato e Doug terminavam sem nenhum birdie. Lyn Ahn ficou em quarto, com 82, seguido por Luiz A. P. Almeida, o Neni, do Clube de Campo, e Seizo Yano, do PL, com 83. Ou seja, apenas duas tacadas separaram os classificados do segundo ao sexto lugar.

Handicaps – Na classificação por handicaps índex até 14, Lyn venceu com 71 tacadas, contra 72 de Neni, o vice-campeão. Almir Oliveira, do Damha, completou o pódio em terceiro lugar, com 74 tacadas. Na 14,1 a 23, jogada no sistema stableford, Francisco Matarazzo, do São Francisco, foi campeão com 39 pontos, contra 37 de Ricardo Iguchi, da Associação Esportiva São José, e 36 de Jaime Chung, do Guarapiranga.

Na 23,1 a 32, o campeão foi Fernando Azevedo, do Clube de Campo, com 39 pontos, seguido por José Aparecido dos Santos, de São José, com 36, e por Walter Taurisano, do Clube de Campo, com 31. Nas categorias por idade os campeões foram Fabien Dupret, do Sapezal, com 35 pontos (55 a 59 anos); Luis Carlos de Lima, do Paradise, com 35 (60 a 65); Seizo Yano, com 33 (66 a 70 anos); Waldemir Pettená, do Fazenda da Grama, com 34 (71 a 75 anos) e Yocito Fukuda, do Campinas Golf Center, com 29 (76 ou +);

Pré-Seniores – O Torneio ABGS da Baroneza reuniu 14 jogadores pré-seniores (40 a 54 anos), recorde na temporada, igualando a média dos torneios de 2022. Isso mostra que os esforços de Alexandre Leonardi, diretor Pré-Sênior da ABGS, para o crescimento da categoria, vem dando resultados, tanto com a adesão de novos golfistas como com o retorno de alguns que haviam se ausentado das competições.

O campeão sênior scratch foi André Simão, do Damha, que somou 81 tacadas, nove acima, num dia em que fez um triplo e três duplos bogeys, mas também quatro birdies, recorde da rodada. Otavio Lima, de Bastos, ficou em segundo, com 83, seguido por Emerson Godinho, do Vista Verde, com 91, que levou o troféu de campeão da categoria com até 14 de handicap, com 75 tacadas.

Na classificação por handicaps índex de 14,1 a 32, Alexandre Bafero, do Campinas Golf Center, venceu com 39 pontos, seguido por Rogerio Xavier, do Guarujá, com 34. Completaram os Top 5 Marcelo Cozac, do São Paulo Futebol Clube, com 33 pontos; Renato Campos, do Santos São Vicente, com 32, e o espanhol Nestor Casado, que tem handicap pela Flórida (EUA), com 29.

Mais premiados – Entre as mulheres, a campeã da categoria com handicaps índex de 16,1 a 32 foi Julie Lan, do Guarapiranga, com 38 pontos, seguida por Paulina Essaki, de São José, com 31. Houve ainda duas categorias para convidados do clube sede. Na com handicaps índex até 14 o campeão foi Luiz Fiori, com 70 tacadas, enquanto na 14,1 a 32 venceu Laércio Vasconcelos, com 33 pontos.

A premiação foi feita durante um almoço de encerramento, elogiado por todos, tanto pela qualidade como pela variedade dos pratos oferecidos. A diretoria da ABGS fez um agradecimento especial a Nico Barcellos, head pro da Baroneza, Dino, José e equipe, e ao chef Rafael Maio, além de Joice, Andreia e Ellen, do restaurante. A diretoria agradeceu ainda a Lauro Oliveira, pelos brindes oferecidos para sorteio, e a Corina Barcellos, representante da Baterias Excell Force, patrocinadora da ABGS.

Diretoria – Alexandre Leonardi apresentou a entrega de prêmios que teve a mesa composta ainda por Constantino Ajimasto Jr., presidente da ABGS; Fernando Braga, vice-presidente da entidade; pelo diretor Luiz Sardinha e pelo Ouvidor Wilney Prado.

Os próximos eventos serão o Torneio de Aniversário da ABGS, dias 4 e 5 de maio, no Terravista, em Trancoso (BA); dia 18 de maio, no Arujá; dia 1º de junho, no Fazenda da Grama; e dia 15 de junho, na Guariroba. Visite a página de Torneios, no site da ABGS.

Fonte: Golfe.esp.br