Aberto do Guarapiranga: Axel joga 65 e lidera torneio profissional, com R$ 100 mil em prêmios

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Axel dos Santos, do Fazenda da Grama, fez oito birdies para jogar seis abaixo do par, neste sábado, 12 de novembro, somar oito abaixo em 36 buracos e assumir a liderança isolada da competição profissional do 49º Campeonato Aberto Masculino e Feminino do Guarapiranga Golf & Country Club, que distribui R$ 100 mil em prêmios e termina neste domingo, 13, no campo construído ao lado da Represa de Guarapiranga, na zona sul da cidade de São Paulo.

Entre os amadores, Jocimário Souza, do Santa Mônica (PR), e Raquel Shin, que joga em casa, surpreenderam os favoritos e saem líderes na volta final em busca do título que pode colocá-los no ranking mundial amador de golfe (WAGR). Os amadores que jogam em 54 buracos competem ainda por pontos para o ranking nacional e os que jogam apenas 36 buracos e estrearam neste sábado, disputam pontos para os rankings da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).

Veja as primeiras fotos do torneio

Neste segundo dia, os profissionais começaram a jogar pelo tee do 10, como Axell virando o jogo já nos nove buracos iniciais, onde fez quatro birdies. Depois de um bogey no 1, o profissional do Fazenda da Grama reagiu com mais quatro birdies nos sete buracos seguintes, e só não dormiu líder isolado por ter devolvido uma tacada no 9, o seu buraco final. Ele soma agora 134 (6965) tacadas, oito abaixo

Mais destaques – Outros dois jogadores igualaram a melhor volta do dia e do torneio para empatar em segundo lugar, com 136 (71-65) tacadas, seis abaixo do par e duas atrás do líder: Odair de Lima, do Maringá (PR), que fez quatro birdies e um eagle-3, numa volta sem bogeys; e Ronaldo Francisco, do Quinta do Golfe, que abriu o dia com quatro birdies seguidos em seus cinco primeiros buracos (11 ao 14) e fez mais dois na segunda metade do campo, também numa volta sem um bogey sequer.

O quarto e último a quebrar o par do campo neste sábado foi Rodrigo Lee, do Guarapiranga, que vem isolado em quarto lugar, com 137 (70-67), depois der fazer quatro birdies em mais uma volta bogey free. Rogerio Bernardo, do Guarapiranga, o líder da volta de abertura, desta vez jogou apenas o par do campo par terminar em quinto, com 139 (6871).

Rogério estava quatro abaixo no primeiro dia, antes de o jogo ser interrompido por uma tempestade com raios, e ao voltar fez dois bogeys e um novo birdie. Uma nova interrupção deixou vários jogadores em campo, com quatro ou menos buracos a jogar, antes de a rodada ser suspensa ao anoitecer. Os que ainda estavam em campo tiveram que voltar às 7h30 deste sábado para completar suas voltas. Todos os demais estão a 10 ou mais tacadas do líder.

Amadores – Entre os amadores, cujo campeão irá ganhar como prêmio extra o ingresso para o ranking mundial, o líder desde o primeiro dia é Jocimário Souza, Santa Mônica, um jogador até então com pouco destaque no ranking nacional onde, em cinco torneios jogados este ano, tinha como melhor resultado e único Top 10, um quarto lugar no Aberto de Curitiba, no Graciosa, em abril. Seu único outro melhor resultado em torneios nacionais foi em 2019, quando foi vice-campeão do Aberto das Cataratas, no Iguassu Falls.

Jocimário saiu na frente na rodada tumultuada de sexta-feira, quando jogou 76 tacadas, duas melhor do que os adversários, e manteve a liderança ao jogar 73 neste sábado e somar 149 tacadas, sete acima do par. Sua vantagem, no entanto, caiu para apenas uma tacada à frente de dois vice-líderes, que fizeram a melhor volta do torneio amador até agora para somar 150 (78-72): Pedro Miyata, do São Fernando que fez quatro birdies para jogar uma acima, e Fernando Silva, do Campinas Golf Center, o número 2 do ranking paulista, com fez três birdies em sua volta.

Correndo por fora, mas distante dos três jogadores do pelotão, estão Matheus de Paula, do Damha, quarto colocado com 156 (80-76) e Enzo Lee, do São Fernando, com 157 (77-80), ambos com dois birdies e alguns desastres no dia. Três jogadores da casa classificaram-se a seguir: Natanael Yoo, com 159 (78-81); Jun Yum, com 160 (79-81), e Stefano Kim, com 162 (83-79).

Feminino – Entre as mulheres a boa surpresa do dia e do torneio vem sendo Raquel Shin, do Guarapiranga, líder desde o primeiro dia, com 169 (81-79) tacadas, que nunca havia pontuado em torneios do ranking nacional antes. Ela tem agora duas tacadas de vantagem sobre Marina Nonaka, do Arujá, a número 2 do país e segunda melhor brasileira do WAGR, que está em segundo com 162 (83-79). Esta semana Marina embarca defender o Brasil na WALA – o Campeonato Latino-Americano Amador de Golfe, a competição mais importante do continente, que vai ser jogada na Argentina.

Na disputa pelo terceiro lugar e pelo pódio da categoria com até 16 de handicap Índex estão Maria Eduarda Souza, do Arujá, terceira na geral, com 167 (83-84); Catarina Park, do Guarapiranga, com 176 (87-89); Solange Souza, do Riacho Grande, com 177 (90-87); Gabriele Rodrigues, do Arujá, com 180 (96-84).

Handicaps – Entre os de handicaps mais altos que estrearam neste sábado, Eddy Sohn, do Guarapiranga, lidera na 8,6 a 14, com 69 tacadas, seguido por Benedito de Souza, do Riacho Grande, com 70; e por Soon Kim, do Guarapiranga, e Ivair Carlos Tadei, do Imperial, com 71. Na 14,1 a 19,4 só seu Guarapiranga na frente: Ik Soo Lee lidera com 69, seguido por Kazuo Nojiri, com 70, e Henrique Su, com 71.

Na 19,5 a 25,7, João Pedro Altmann, do Sapezal, lidera com 70 tacadas, seguido por dois com 72: Yung Ping, do Guarapiranga; e Antônio Reichter Junior, do Anexo Golf. E na feminina de 16,1 a 25,7, também só vem dando Guarapiranga: Graça Lee jogou 66, o melhor net do dia, seguida por Min Jung Choi, com 67, e por Gisele Oh, com 69.

Resultados e Horários de saída

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe