Match Play Sênior Portugal x Brasil foi um sucesso e será repetido anualmente, alternando o país

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O Match Play Sênior Portugal x Brasil, disputado dia 16 de outubro, no campo do Quinta da Marinha, em Cascais, entre equipes da ABGS (Associação Brasileira de Golfe Sênior) e sua congênere, a ANSGP (Associação Nacional de Seniores de Golfe de Portugal), foi um sucesso. Agora com o nome de Copa Atlântico, a competição será disputada anualmente, revezando-se o país sede, com os brasileiros recebendo os portugueses em 2023, e assim por diante.

Veja as fotos do evento

Para os brasileiros, foi uma semana de muitas atividades de turismo e gastronomia, que além de passeios incríveis para jogadores e acompanhantes, incluiu uma cerimônia de abertura, domingo, 9, no Grill Four Seasons, do Palácio Estoril, hotel oficial do evento, com a presença dos integrantes das duas equipes, uma competição de dois dias para os brasileiros, em campos diferentes, e o almoço de encerramento.

Competição – Os brasileiros jogaram entre eles na terça-feira,11, no Clube de Golfe do Estoril, um dos campos mais antigos e emblemáticos daquele país, que já foi sede do Open de Portugal, e na quarta-feira, 12, no Penha Longa Championship, desenhado por Robert Trent Jones, que está entre os 30 melhores percursos da Europa. Após o match play de sexta-feira, foi feito um almoço de confraternização e entrega de prêmios no Lake House do Quinta da Marinha.

“O evento fui um sucesso total graças sobretudo à acolhida calorosa e entusiasmada dos portugueses, que nos recebem com brindes e nos propiciaram um jantar e um almoço maravilhosos”, conta Constantino Ajimasto Jr., o Grego, presidente da ABGS, que comandou a delegação brasileira. “Decidimos de comum acordo com a ANSGP e seu presidente, Álvaro Sousa Carneiro, batizar o evento de Copa Atlântico e de torná-la anual, com o evento de 2023 sendo realizado no Brasil, depois novamente em Portugal, e assim por diante, revezando a sede.”

Premiados – Na soma dos dois dias de competição dos brasileiros, no sistema stableford, Yocito Fukuda, do Campinas Golfe Center, foi o campeão de virada com 65 (29 -36) pontos, três a mais do que Mauro Pinheiro, de Bauru, líder do primeiro dia, que foi vice-campeão com 62 (33 -29). Valdir Dezan, do Fazenda da Grama, terminou em terceiro, com 61 (32 -29), seguido por Luca Ricciardi, da Fazenda Boa Vista, com 60 (28 -32), e por Rogerio Caetano, de Bauru, com 57 (25 -30).

Também participaram do torneio Ângela Rapa, Ivanilde Dezan e Sérgio del Porto, do Fazenda da Grama; Grego, Emiliano Saran e Chiquinho Leite Moreira, do Damha; Fernando Braga e Eliseo Alvarez Neto, de Bauru; Alexandre Leonardi, da Fazenda Guariroba; Otávio Lima, de Bastos, Ubirajara de Camargo, do São Francisco, e Natalya Leonardi, do São Paulo Golf Club.

Match Play – Já na Copa Atlântico, com 14 confrontos individuais de match play entre brasileiros e portugueses, o domínio dos jogadores da casa foi total. Portugal venceu por 11,5 a 2,5. As vitórias brasileiras foram conquistadas por Yocito Fukuda e por Rogerio Caetano, com Emiliano Saran empatando seu jogo.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe