PGA TOUR Latinoamérica anuncia sua programação 2022-23

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Notícias

O PGA TOUR Latinoamérica anunciou nesta quarta-feira, dia 5 de outubro,  sua programação para a temporada 2022-23, que inclui 12 torneios em sete países diferentes. Três desses eventos serão disputados no restante de 2022 e os outros serão disputados entre fevereiro e julho de 2023. O JHSF 68º Aberto do Brasil retornará à Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz, interior de São Paulo, de 27 de março a 2 de abril.

O Tour acaba de comemorar seu décimo aniversário e para esta nova temporada, a décima primeira desde sua criação, espera continuar promovendo o Korn Ferry Tour enquanto realiza o tão esperado sonho de chegar ao PGA TOUR. A próxima temporada também será a segunda da Totalplay Cup, o sistema de pontos que o Tour usa para determinar o desempenho de seus jogadores. A Totalplay Cup continuará oferecendo um bônus de US$ 100.000 que será distribuído entre os jogadores que terminarem entre os 10 primeiros da lista de pontos.

“Estamos oferecendo um forte grupo de torneios aos nossos jogadores e, como sempre, eles terão a oportunidade de mostrar do que são capazes em diferentes cidades e campos de golfe de primeira linha”, disse Todd Rhinehart, diretor executivo do PGA TOUR Latinoamérica. “O calibre dos jogadores em nosso Tour continua a crescer e não é difícil imaginar algum deles subindo para o Korn Ferry Tour e eventualmente para o PGA TOUR. O talento desses jogadores é impressionante”.

A Argentina, um país com uma imensa tradição no golfe e uma grande presença na história do PGA TOUR Latinoamérica, será o local com mais ação nesta temporada, pois sediará quatro torneios. A temporada começará com o icônico 116º VISA Open de Argentina apresentado pela Macro e terminará com o Campeonato PGA TOUR Latinoamérica no México. O Tour terá dois eventos no México e dois na Colômbia, além de realizar torneios no Brasil, Chile, Equador e Peru.

“Estamos orgulhosos de concluir nossa temporada 2020-21 em meio às dificuldades trazidas pela pandemia. Voltar na temporada passada com a qualidade dos torneios que tivemos e enviar jogadores para o Korn Ferry Tour é extremamente gratificante”, acrescentou Rhinehart.

O evento final do calendário será aberto aos 60 melhores jogadores da lista de pontos da Totalplay Cup, será disputado em 72 buracos, não haverá corte e, como os outros torneios, será concluído no domingo.

A temporada do PGA TOUR Latinoamérica começará de 28 de novembro a 4 de dezembro com o 116º VISA Open de Argentina apresentado pela Macro. Além de assumir a liderança na disputa pela Totalplay Cup, o vencedor deste evento receberá um convite do R&A para disputar o Open Championship 2023, concurso que comemorará sua 151ª edição e será disputado no Royal Liverpool, na Inglaterra . Após o evento inaugural da temporada, na semana seguinte (5 a 11 de dezembro) o Tour permanecerá na Argentina para o Neuquén Argentina Classic em Chapelco. O segmento de 2022 do calendário terminará em Santiago, Chile, com o Scotia Wealth Management 95th Chilean Open Apresentado pela Volvo (12 a 18 de dezembro).

O calendário será reativado de 13 a 19 de março quando o Tour chegar à Argentina para as Termas de Río Hondo Invitational. Os jogadores seguirão no país para um torneio que ainda não tem nome, mas está programado para ser disputado de 20 a 26 de março. O JHSF 68º Aberto do Brasil retornará à Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz, interior de São Paulo, de 27 de março a 2 de abril.

Mais um aberto nacional aparecerá em cena. De 24 a 30 de abril, o Diners Club Peru Open será realizado no Los Inkas Golf Club. Este é um local que recebe torneios do PGA TOUR Latinoamérica todos os anos desde que começou a operar em 2012. Após a visita ao Peru, o Tour seguirá para Quito, Equador, para o Quito Open de 1 a 7 de maio.

Após o sucesso da temporada passada, quando a Colômbia sediou eventos consecutivos em Bogotá e Bucaramanga, o país cafeeiro fará o mesmo nesta temporada 2022-23 com o Colombia Classic de 22 a 28 de maio em Bucaramanga e com o Campeonato El Rincón a ser disputado uma semana depois em El Rincón de Cajicá.

A temporada 2022-23 terminará com dois torneios consecutivos no México. O primeiro será o Jalisco Open GDL, concurso que será realizado em Guadalajara de 19 a 25 de junho. O Tour chegará então a Quintana Roo de 26 de junho a 2 de julho para seu torneio máximo, o PGA TOUR Latinoamérica Championship.

Além de seu lugar na Copa Totalplay, os quatro eventos na Argentina servirão para uma nova edição do Zurich Argentina Swing, competição que premia o jogador com melhor desempenho e mais pontos nos torneios disputados naquele país. O vencedor do Zurich Argentina Swing receberá um bônus de US$ 10.000. No ano passado, o argentino Jorge Fernández Valdés ficou em primeiro lugar nesta competição, batendo seu compatriota Alejandro Tosti por 219 pontos. Da mesma forma, o Zurich Argentina Swing continuará buscando formas de impactar positivamente as comunidades onde participa.

Nesta segunda temporada da Totalplay Cup, os jogadores tentarão seguir os passos do americano Mitchell Meissner, que ganhou a Totalplay Cup e o prêmio de jogador do ano do PGA TOUR Latinoamérica. Além de levar para casa um bônus extra de $ 20.000, Meissner alcançou todas as condições para sua primeira campanha no Korn Ferry Tour.

“Estamos empolgados com cada um dos torneios que planejamos jogar nesta temporada e mal podemos esperar para começar”, acrescentou Rhinehart. “Também apreciamos muito nossos parceiros Totalplay e Zurich, e nossos outros parceiros, que fornecem incentivos adicionais aos nossos jogadores. A participação deles adiciona emoções extras à nossa temporada”.

Em novembro, o Tour realizará seus dois primeiros torneios classificatórios, ambos na Flórida, nos Estados Unidos, que servirão para determinar o grupo de integrantes que terá a temporada 2022-23. Aqueles que ganharem suas cartas nesses torneios se juntarão ao top 60 da lista de pontos da Totalplay Cup que mantiveram suas condições na última temporada. Após os eventos na Flórida, o Tour realizará mais dois torneios qualificatórios, estes no México e na Argentina. O último desses torneios será disputado apenas uma semana antes do início da temporada 2022-23.

rogramação 2022-23 PGA TOUR Latinoamérica

Encontro Torneio Campus Localização
28 de novembro a 4 de dezembro de 2022 116º VISA Open da Argentina apresentado pela Macro Nordelta GC Buenos Aires, Argentina
5 a 11 de dezembro de 2022 Neuquén Argentina Clássico Chapelco Golf e Resort Chapelco, Argentina
12 a 18 de dezembro de 2022 Scotia Wealth Management 95º Aberto do Chile apresentado pela Volvo Clube Fazenda Chicureo Santiago, Chile
13 a 19 de março de 2023 Termas de Río Hondo Invitational Rio Hondo Hot Springs GC Rio Hondo Hot Springs, Argentina
20 a 26 de março de 2023 Por definir Por definir Argentina
27 de março a 2 de abril de 2023 JHSF 68º Aberto do Brasil Fazenda Boa Vista São Paulo, Brasil
24 a 30 de abril de 2023 Diners Club Peru Open O Inkas GC Lima Peru
1 a 7 de maio de 2023 Quito Abrir Quito Tênis e Clube de Golfe Quito, Equador
22 a 28 de maio de 2023 Clássico colombiano Por definir Bucaramanga, Colômbia
29 de maio a 4 de junho de 2023 O Campeonato Rincón A Esquina da Cajica Bogotá Colômbia
19 a 25 de junho Jalisco Open GDL Atlas Country Club Guadalajara México
26 de junho a 2 de julho de 2023 Campeonato PGA TOUR América Latina Por definir Quintana Roo, México
 

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe