Dia de festa com a inauguração do primeiro campo de golfe adaptado no Brasil

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Um belo dia de sol e golfe com amigos marcou a festa de inauguração do primeiro campo de golfe adaptado construído dentro da Apae, em Cabreúva, interior de São Paulo, realizada no sábado, dia 19 de março.

A coordenação deste projeto é de Juracy Barros, Diretora de Inclusão e Paragolfe da CBGolfe, e Juscelino Teixeira, Diretor Técnico e idealizador do projeto Golf for All, que tem como objetivo criar vários campos de golfe técnicos e adaptados para aulas regulares de paragolfe junto às Apaes brasileiras, levando todos os benefícios do esporte aos alunos destas instituições.

Esta tacada histórica para o golfe adaptado do Brasil tem o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e já existem outros projetos para o golfe chegar em outras unidades. “É um projeto pioneiro no golfe brasileiro e a primeira tacada foi dada. Parabéns a Apae, a CBGolfe e todos os golfistas envolvidos no projeto”, disse Juracy Barros. O projeto do campo em Cabreúva é do arquiteto Eduardo Gatti e o greenkeeper do projeto é Wemerson Azevedo.

São 460 pessoas com deficiências que terão contatos semanais com o golfe e na inauguração muitos experimentaram suas primeiras tacadas. Na cerimônia de inauguração houve um torneio simbólico para as primeiras tacadas no campo, entre Ademir Lopes Rodrigues, cadeirante, e Ricardo Campos Silveira (PC). A cerimônia teve também tradução em libras para os convidados surdos feita por Cristiano Donato, ouvinte e intérprete de libras, e Rodrigo Mendes, surdo professor universitário e intérprete.

O presidente da instituição, Avanilson Silva, agradeceu a presença do público, representantes dos governos municipais e estaduais, do Centro Paralímpico Brasileiro, além dos diretores das Apaes. Agradeceu também a patrocinadora do projeto, a empresa SKF, através do seu presidente, Claudinei Reche e Silas Santana, diretor.

Além dos paragolfistas, a golfista Florinda Barreto, vice presidente da Federação Baiana, Capixaba e Mineira de Golfe também esteve presente prestigiando o evento, além de Thomaz Segredo, representante da Federação Rio-grandense de Golfe e da APAE Bagé, e Beth Pavão de Castro, presidente do instituto Pequeno Príncipe Instituto e golfista no Damha Golf Club.

Entre as autoridades presentes Jefferson Nogoseki de Oliveira, Chefe de Gabinete Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, Vinícíus Schaefer, Secretário Adjunto da Secretaria da Cidade de São Paulo, Vereador Nildo Pi, Sérgio Prodócimo, 2ª diretor financeiro da APAE Brasil, Vera Lúcia, Presidente da FEAPAE-SP, Cezar Vilela, diretor financeiro da FEAPAES SP, Cristiany de Castro, diretora social da FEAPAES SP e secretaria executiva da Frente Parlamentar Mista em Defesa das APAES e Pestalozzis, Avanilson Silva, Presidente da APAE Cabreúva, Adriele Maria Bueno de Camargo, autodefensora da APAE de Cabreúva, Ricardo Campos Silveira, autodefensor da APAE de Cabreúva, Mara Barbosa, Coordenadora Pedagógica da Apae Atibaia, e Erik Kobayashi, Coordenador da Saúde Apae Atibaia, entre outros.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe