Inauguração do primeiro campo de golfe adaptado numa Apae do Brasil

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Tacada história para o golfe adaptado do Brasil acontece no sábado, dia 19 de março, com a inauguração dos primeiros buracos de golfe numa Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do país. O primeiro campo adaptado do Brasil foi construído dentro da Apae, em Cabreúva, interior de São Paulo, e já existem outros projetos para o golfe chegar em outras unidades.

A Apae nasceu em 1954, no Rio de Janeiro, destacando-se por seu pioneirismo, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional, coordenadas por 24 Federações Estaduais, abrangendo todos os estados brasileiros para atender cerca de 250.000 pessoas com deficiência intelectual e múltipla diariamente.

“Estamos felizes pela concretização deste projeto pioneiro no golfe brasileiro”, comentou Osmar da Costa Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe). O projeto do campo em Cabreúva é do arquiteto Eduardo Gatti e o greenkeeper do projeto é Wemerson Azevedo.

A coordenação é de Juracy Barros, Diretora de Inclusão e Paragolfe da CBGolfe, e Juscelino Teixeira, Diretor Técnico e idealizador do projeto Golf for All, que estão à frente deste projeto, que visa criar vários campos de golfe técnicos e adaptados para aulas regulares de paragolfe junto às Apaes brasileiras, levando todos os benefícios do esporte aos alunos destas instituições.

O presidente da instituição Avanilson Silva, entusiasmado desde o início das obras, disse que ele e os 200 alunos  da APAE, em Cabreúva, vão dar suas primeiras tacadas no golfe assim que inaugurar e ajudar a levar esta ideia para todo o país, além do golfe entrar no futuro nas Olimpíadas Especiais das Apaes. Agradecendo também a patrocinadora do projeto, a empresa SKF, através do seu presidente, Claudinei Reche e Silas Santana, diretor.

Estarão presentes na inauguração representantes do Centro Paralímpico Brasileiro, representantes das Federações de golfe, além de atletas PCDs do golfe, e das Apaes, como a Presidente da FEAPAE-SP, Vera Lucia, o Diretor financeiro da FEAPAE-SP, Cezar Vilela, a  Secretaria Executiva da Frente Parlamentar em defesa das APAES do Brasil, Cristiany de Castro, além de diretores das Apaes de Atibaia (SP), São José dos Campos (SP) e Bagé (RS), que já demonstraram interesse em terem o golfe em suas unidades.

Entre as autoridades governamentais estarão presentes o Prefeito de Cabreúva, Antônio Carlos Mangini, o Deputado Federal Márcio Alvino, o Chefe de Gabinete Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, Jefferson Nogoseki de Oliveira, entre outros.

Na cerimônia de inauguração acontecerá um torneio simbólico para as primeiras tacadas no campo, entre Ademir Lopes Rodrigues, cadeirante, e Ricardo Campos Silveira (PC). A cerimônia terá tradução em libras para os convidados surdos que será feita por Cristiano Donato, ouvinte e intérprete de libras, e Rodrigo Mendes, surdo professor universitário e intérprete.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe