Sucesso de evento da AMCHAM no Sapezal comprova importância do golfe no mundo empresarial

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Apesar de realizar mais de 200 eventos por ano, a ANCHAM (Câmara Americana de Comércio) Campinas foi surpreendida pelo tamanho do sucesso e da aprovação do evento que realizou, em agosto, no Sapezal Golfe Clube, o campo oficial da Federação Paulista de Golfe (FPG), em Indaiatuba (SP). Com 70% dos empresários participantes afirmando que o evento excedeu suas expectativas e 85% deles dando nota máxima na avaliação da experiência, o dia em que 64 executivos do Comitê de Presidentes de Empresas da AMCHAM Campinas participaram de palestras, jogaram golfe e se divertiram no Sapezal tornou-se referência no potencial que o golfe tem para dar lições de estratégia e liderança ao mundo corporativo.

continua depois do vídeo…

Não por acaso, “Golf Experience – como o golfe pode ensinar estratégia e liderança na prática ao mundo corporativo” foi o tema da palestra de Ademir Mazon, vice-presidente de desenvolvimento e novos projetos da FPG, no evento organizado pela AMCHAM, FPG, FLY Branding e Adbem. O dia foi aberto pelo associado Paulo Hermann, presidente da John Deere do Brasil, empresa intimamente ligada ao esporte e em especial ao golfe, fornecendo todo tipo de equipamento para manutenção de campos e patrocinado o John Deere Classic, que desde 1999 é um dos mais importantes e bem pagos eventos do PGA Tour. Hermann discorreu sobre a história da empresa e o Agronegócio brasileiro, dando um “gancho” não previsto para Ademir falar sobre a ligação Agro & Golfe.

Valores – Garra, transparência, ética, desenvolvimento e cooperação alguns dos valores que estão no DNA do golfe e que também são listados como os de maior importância para a AMCHAM e seus filiados, que tem no Brasil sua maior unidade em 114 países, congregando mais de 5 mil empresas, 84 mil executivos e 70 das 100 marcas mais valiosas. Um casamento perfeito entre esporte e empresas que só o golfe pode proporcionar com essa intensidade.

Veja fotos do evento

Mas a verdadeira “Golf Experience” estava reservada para o charmoso campo de golfe do Sapezal, ao lado do Helvetia Polo, no bairro de mesmo nome, uma ilha de tranquilidade e muito verde situada a 100 km da capital paulista, a 20 km de Campinas e a 10 km do Aeroporto Internacional de Viracopos. Região que reúne o maior grupo de campos de golfe no Brasil e é uma das mais dinâmicas da economia brasileira, sendo responsável por quase 8% do PIB (produto interno bruto) paulista, ou seja, cerca de 105,3 bilhões de reais (dados de 2014).

Experiência única – Antes de ir ao campo, os executivos – dos quais 90% nunca haviam tido contato com o golfe – foram ao bate bola e ao green de treino para ter as primeiras noções do esporte e se preparar para a experiência que alguns relataram ter sido a mais divertida e surpreendente que tiveram nos últimos anos. A competição, com início às 15h30, foi disputada por equipes de quatro jogadores cada, liderados por um “facilitador”, um presidente de empresa que também é golfista. O jogo foi na modalidade scramble, onde todos jogavam sempre a partir da melhor tacada do grupo, em cada um dos buracos.

Não houve quem não gostasse de ter jogado golfe pela primeira vez, ainda mais num dia especial e ensolarado e nessa modalidade, onde mesmo quem nunca tinha segurado um taco pôde se divertir e ajudar a equipe nas tacadas em volta do green e para embocar. E alguns ficaram tão entusiasmados que já marcaram para voltar ao Sapezal para ter aulas de golfe e, quem sabe, vir a ser mais um atleta do esporte.

Importância – Às 18 horas os participantes voltaram à sede e participaram de uma análise do jogo feita por Ademir Mazon, o criador do projeto, e pelos líderes do grupo, os “facilitadores”, com depoimentos que comprovaram a importância do golfe naquilo que o evento se propunha: desenvolver e entender a importância do trabalho em equipe, liderança e estratégia tanto no golfe como na vida empresarial.

O evento terminou ao som de uma banda de Rock’n’Roll, open bar com chopp, vinhos e espumantes, e um jantar no formato de finger food, seguido da entrega de prêmios às melhores equipes e distribuição de brindes. “Foi uma experiência enriquecedora e divertida para todos, com um dia de muitas risadas, aprendizados, contato com a natureza, mas também muito network”, valia Mazon.

Patrocinadores – O Golf Experience AMCHAM – Sapezal teve patrocínios de Adbem, FLY Branding, Mundial Buffet e Refrisylam, além de apoios de Bueno Wines, Burgman, EMF Insurance, E Lemos Advogados Associados, Gambia Rock, GTA Segurança e Serviços, Green House, Kurubi, Samara Áudio e Produções e Vitória Hoteis. A organização foi da Federação Paulista de Golfe e Sapezal Golfe Clube.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe