WGC-Dell Match Play: Ancer e Grillo defendem América Latina contra elite mundial

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Match play é outro jogo e nada melhor do que o WGC Dell-Match Play, segundo dos quatro torneios da série de campeonatos mundiais do golfe para provar isso. O torneio que vai de hoje, quarta-feira a domingo, 27 a 31 de março, reúne os 64 melhores jogadores do mundo, que com três desistências, chegou até o número 69 do ranking mundial de golfe, incluindo Dustin Johnson, o nº 1 do mundo, e Tiger Woods (14º).

De todos os melhores golfistas da atualidade, só não jogam Rickie Fowler (10º do ranking), Adam Scott (29º) e Sungjae Im (59º). Os top 16 de mundo são cabeças-de-chave em seus grupos de quatro jogadores, que jogam todos contra todos, em três dias, classificando os 16 vencedores de cada chave para os jogos eliminatórios, que terão oitavas e quartas de final, no sábado, e semifinais e final, domingo, em rodadas duplas, com jogos pela manhã e à tarde.

Latinos – O argentino Emiliano Grillo (55º) do mundo, e o mexicano Abraham Ancer (61º) estão neste grupo de elite que é encabeçado pelos Top 9 do mundo, pela ordem, Dustin Johnson, Justin Rose, Brooks Koepka, Rory McIlroy, Justin Thomas, Bryson DeChambeau, Francesco Molinari, Jon Rahm e Xander Schauffele, quatro europeus e cinco americanos, que jogam em casa, no Austin Country Club, no Texas, tentando impedir mais uma vitória dos “estrangeiros”, que venceram os três últimos torneios do PGA Tour: o italiano Francesco Molinari (Arnold Palmer), o norte-irlandês Rory McIlroy (The Players) e o inglês Paul Casey (Valspar).

Da forma como os grupos são dispostos, para a formação da chave de 16 finalistas que prossegue em jogos eliminatórios, Dustin Johnson e Justin Rose, números 1 e 2 do mundo, só se encontrariam na final, com chances de enfrentar Brooks Koepka e Rory McIlroy, cabeças 3 e 4 nas semifinais. Mas isso nunca acontece, e essa é a graça do Match Play, onde os “Davids”, como Grillo e Ancer, têm chances de derrotar seus “Golias”.

Chaves – Grillo tem em seu grupo Justin Rose, o cabeça 2, mas também Gary Woodland (22) e Eddie Pepperell (34). Ancer enfrenta Paul Casey (10), Cameron Smith (25) e Charles Howell III (42), ambos precisando terminar em primeiro em seus grupos para passar à chave eliminatória. Difícil? Sim. Mas longe de ser impossível. Grillo joga pela terceira vez, depois de não passar pela fase de grupos em 2016 e 2017. Mas vem de um 26º lugar no The players, passou o corte em 10 dos 11 torneios que jogou, incluindo um vice-campeonato no CIMB Classic.Ancer estreia, animado pelo 12º lugar no The Players e dois top 10 em 12 torneios da temporada.

Veja as chaves da fase de grupos

Veja os jogos desta quarta-feira

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe