Doral Publix Junior: Matheus Park vence de virada, no Blue Monster, com eagle no playoff
Matheus Park, do Paradise, deu um presente de Natal para ele mesmo e para todos os golfistas brasileiros ao vencer o 2018 Doral Publix Junior Golf Classic, encerrado neste domingo, 23 de dezembro, no Blue Monster, o principal e mais difícil campo do complexo Trump National Doral Miami, nos EUA. Mais um título para a família, que na semana anterior comemorou a vitória de Lucas Park no Junior World Championships, na Flórida.
O torneio da categoria de 16 a 18 anos, que começou tumultuado pelo mau tempo, foi reduzido de 54 para 36 buracos, depois que a primeira rodada, numa decisão incomum, foi cancelada, depois de iniciada e com vários jogadores adiantados no campo, por causa dos fortes ventos, que movia até as bolas paradas. Outros cinco brasileiros participaram do Doral Publix Junior, com destaque para Luca Almeida, do São Paulo, quinto colocado na categoria até 7 anos, disputada em duas rodadas de nove buracos no Red Tiger.
Vitória – Matheus colocou-se em posição de lutar pelo título ao fazer quatro birdies, jogar 72, o par do campo, sábado, e ser o quarto colocado da volta de estreia. O domingo não começou fácil para Matheus, que vinha duas acima, até fazer quatro birdies na segunda metade do campo e se isolar em primeiro.
Um bogey, no 17, no entanto, fez com que o brasileiro somasse 143 (72-71) tacadas e terminasse empatado em primeiro com o argentino Tomas Acotto (70-73). Acotto, que jogou os últimos dez buracos com cinco abaixo, sem bogeys, depois de ter anotado três “6” em seu cartão.
Playoff – O desempate foi no buraco 18, onde Matheus fez eagle para comemorar o maior título de sua carreira e dar um grande salto no ranking mundial amador de golfe. Lucas, seu irmão, também jogou, mas depois de uma má estreia, terminou apenas em 40º lugar, com 156 (81-75). Também jogou o brasileiro Victor André dos Santos, que terminou em 79º, com 163 (84-79).
Matheus e Lucas, que viajam em companhia do profissional Anderson Namur, professor de ambos, preparam-se agora para disputar mais um torneio nos EUA, o Junior Orange Bowl International Golf Championship, de 2 a 6 de janeiro, em Coral Gables, na Flórida. O torneio é por convite e os dois irmãos aguardam confirmação da vaga.
Luca – Na categoria até 7 anos, disputada dias 18 e 19, no Red Tiger, em duas voltas de 9 buracos, Luca Almeida ficou empatado em quarto lugar com 76 (37-39) tacadas. Oliver Kataguiri, que jogou na mesma chave, foi o 17º, com 109 (58-51). Outro destaque foi o gaúcho Bento Assis, bicampeão mundial Kids, que somou 80 (41-39) e ficou em nono lugar na categoria 8 e 9 anos, também jogada no Red Tiger, dias 18 e 19.
Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe