COB assina Termo de Compromisso contra Abuso e Assédio Sexual e Moral dentro do Esporte

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O Presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), Euclides Gusi, esteve presente em reunião nessa terça-feira (15), em que foi assinado pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, um Termo de Compromisso para Ações de Prevenção ao Abuso e Assédio Sexual e Moral no Ambiente Esportivo. A assinatura foi realizada em reunião de trabalho com o Ministro do Esporte, Leandro Cruz, e os demais presidentes das Confederações Brasileiras Olímpicas.

A assinatura do Termo de Compromisso para Ações de Prevenção ao Abuso e Assédio Sexual e Moral no Ambiente Esportivo faz parte do Programa de Integridade do COB e se deu às vésperas do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no próximo dia 18.

“A Confederação Brasileira de Golfe está extremamente engajada no movimento de prevenção ao assédio sexual e moral no esporte. Assinamos este compromisso com o Ministério do Esporte e com o Comitê Olímpico Brasileiro visando a integridade dos nossos atletas. Pretendemos contribuir cada vez mais para que o esporte cresça com suas bases educacionais e formadoras de caráter, e não abra espaço para qualquer tipo de abuso”, afirmou Euclides Gusi, presidente da CBG.

“As ações propostas têm por objetivo a preservação da dignidade da pessoa humana e seus direitos fundamentais, tais como a liberdade, a intimidade, a vida privada, a honra, a igualdade de tratamento e o direito a um bom ambiente de trabalho, e de prática esportiva, sadio e seguro”, declarou o presidente do COB, Paulo Wanderley. “Assim como o COB assumiu o compromisso público de desenvolver ações efetivas para prevenção do abuso e assédio sexual no ambiente esportivo, solicito que as confederações também se engajem como forma de adesão para um trabalho em conjunto com o COB”, completou o presidente do COB.

Além do Termo de Compromisso, o COB elaborou uma cartilha (https://goo.gl/AGmLtW), que foi distribuída aos presentes na reunião com informações e orientações para a prevenção do assédio sexual e moral no ambiente esportivo. Além disso, a entidade máxima do esporte olímpico nacional criou o Canal de Ouvidoria e Ética do COB, que estará aberto a partir do dia 22 para receber relatos de denúncias, reclamações e sugestões não apenas ligadas a questões de assédio e abuso.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe