Golfista morre 12 dias depois de ser atingida por raio durante uma competição de golfe

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Esse é um alerta para todos aqueles que desdenham dos avisos para parar o jogo em caso de raios, ou que insistem em “apenas completar o buraco”. O Daily Mail informa que Sarah Oldham, uma inglesa de 39 anos, foi atingida por um raio dia 17 de novembro, enquanto jogava em Belek, paraíso de golfe da Turquia asiática, com mais de 12 campos um ao lado do outro, e morreu 12 dias depois de parada cardíaca, quando ainda se recuperava.

Oldham foi prontamente socorrida após ser atingida pelo raio e, depois de estabilizada em um hospital da Turquia, removida para continuar o tratamento em seu país. Alex, o marido, que jogava ao lado de Sarah, conta que estavam jogando com guarda-chuvas, sob uma tempestade com raios, quando ela foi atingida.

Durante o Western Open de 1975, um grupo de profissionais que incluia Lee Trevino, Tony Jacklin e Bobby Nichols, foi atingido por um raio enquanto competiam. Em 2010, um golfista morreu e dois outros ficaram feridos depois que foram atingidos por um raio durante uma tempestade, na Austrália. Um homem de 65 anos jogava com dois amigos no campo do Hawks Nest Golf Club, ao norte de Newcastle, quando o acidente aconteceu. O raio caiu perto deles – não houve impacto direto -, mas a morte foi provocada por parada cardíaca. No Brasil já houve uma morte registrada, num impacto direto na raia do buraco 17 de Guarapiranga.

Risco Brasil e prevenção – Acidentes como esses são cada vez mais comuns no Hemisfério Sul, sobretudo no verão, quando o calor e a umidade provocam súbitas tempestades com raios. Segundo o Inpe, o Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais, o Brasil é campeão mundial em quantidade de raios, sobretudo no verão. Para os golfistas a recomendação é a de sempre: respeitar imediatamente os avisos de suspender o jogo e procurar abrigo numa construção de alvenaria o mais rápido possível.

Se for pego de surpresa por uma tempestade no meio do campo, longe de abrigo, abandone os tacos e não fique perto de árvores e nem use o celular. Todos atraem raios. Procure abrigo caminhando pelo meio da raia. O melhor mesmo é deixar o campo antes de a tempestade começar. Lembre-se: os raios podem ser fatais mesmo quando caem longe do jogador, propagando-se pelo solo.

Fonte: Golfe.esp.br