Amador número 1 do mundo jogará no Aberto do Brasil
O chileno Joaquin Niemann, o primeiro sul-americano líder do ranking amador mundial, confirmou presença na 64ª edição do Aberto do Brasil, torneio profissional mais importante do País, que será disputado de 12 a 15 de outubro no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro (RJ).
Niemann, de 18 anos, foi convidado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) para disputar a competição e aceitou o convite.
Na semana passada, ele recebeu a medalha Mark H. McCormack, destinada ao líder do Ranking Mundial Amador. Foi a primeira vez desde 2007, quando o atual Ranking Mundial Amador (WAGR, na sigla em inglês) foi implementado, que um golfista da América do Sul conquista o prêmio.
O chileno coleciona dezenas de títulos importantes na carreira, como o Junior Orange Bowl 2015, IMG Academy Junior World Championship 2015 e 2016 e Mundial Juvenil do Japão, entre outros, sem contar duas vitórias em torneios profissionais em seu país.
Ele disputará com Herik Machado e com outros amadores que porventura se classifiquem pelo Monday Qualifying o título de melhor amador da competição. Herik, número 1 do Brasil e 160º do mundo, nunca disputou nenhum Aberto do Brasil, e também foi convidado pela CBG por ter sido o brasileiro melhor classificado no Amador do Brasil, onde foi 3º colocado.
Herik e Niemann já disputaram diversas competições juntos. Em 2015, por exemplo, Herik foi o campeão sul-americano juvenil individual, deixando Niemann em segundo lugar, em um evento disputado no Chile (Niemann seria o campeão individual juvenil sul-americano apenas no ano seguinte, na Venezuela, quando Herik já não fazia parte da categoria).
O chileno já jogou no Brasil. Em 2015, foi vice-campeão do Amador do Brasil, disputado no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha – o campeão foi o carioca André Tourinho, e Herik ficou em quarto, atrás do uruguaio Juan Alvarez.
“Um nome como o de Niemann agrega muito valor ao Aberto do Brasil. Será muito bom também ver uma disputa dele com Herik pelo título de melhor amador”, diz Euclides Gusi, presidente da CBG.
Rolex é o relógio oficial da CBG. O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Golfe, com patrocínio da Bupa e apoio do PGA Tour Latinoamérica.