Conheça Zecheng Dou, o primeiro chinês a conquistar um cartão para jogar no PGA Tour

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

A precisão feita em 2012 pelo estudo “Golf’s 2020 Vision”, do HSBC, maior patrocinador do golfe mundial, sobre o impacto da volta do golfe aos Jogos Olímpicos, de que até 2020 o posto de número 1 do mundo seria de um asiático, mostra-se cada vez mais premonitória. O japonês Hideki Matsuyama chegou a número 2 do mundo após ser vice-campeão do US Open deste ano. E, agora, Zecheng Dou tornou-se o primeiro chinês a conquistar um cartão para jogar no PGA Tour.

Zecheng conquistou o mais cobiçado cartão do golfe profissional ao vencer, no último domingo, o Digital Ally Open, do Web.com Tour, o circuito de aceso ao PGA Tour. Com os US$ 117 mil que ganhou, saltou da 53ª para a 15ª colocação do ranking de prêmios do circuito, com um total de US$ 185.594 e, restando quatro torneios para o final da temporada regular, não tem mais como ficar fora dos Top 25 que ganham acesso do PGA Tour.

Recorde – E o título de Zecheng, de 20 anos, não foi uma vitória qualquer. Depois de as chuvas terem permitido jogar apenas 36 buracos nos primeiros três dias, o chinês jogou 61, dez abaixo, na manhã de domingo, e marcou 66 à tarde, para ser campeão por três tacadas de vantagem. Ele somou 259 tacadas, 25 abaixo, para deixar total. Kyle Thompson, Luke Guthrie e Billy Kennerly empatados em segundo. O brasileiro Alexandre Rocha também jogou, mas falou em seu segundo corte consecutivo.

A volta de 61 tacadas foi a melhor de sua carreira (tinha um 63). Ele acertou 14 dos 18 greens e precisou de apenas 23 putts em 18 buracos. Somados os 36 buracos de domingo, Zecheng jogou 15 abaixo, com 15 birdies, sem fazer um bogey sequer. Aos 20 anos, seis meses e oito dias ele se tornou o terceiro mais jovem a vencer no Web.com Tour.

Carreira – Nascido em Henan, China, em 22 de janeiro de 1997, Zecheng despontou no golfe mundial em 2014 quando representou seu país na primeira aparição olímpica do golfe, nos Jogos da Juventude, na China; nos Jogos Asiáticos e no Mundial Amador por Equipes, o Troféu Eisenhower. Neste ano, ainda como amador, venceu dois torneios profissionais na China.

Zecheng disparou na carreira profissional ao vencer quatro torneios do PGA Tour China, em 2016, terminar o ano como número 1 do circuito e ganhar um cartão integral para jogar no Web.com Tour em 2017. Em 18 torneios até agora, ele tinha um terceiro lugar e mais dois Top 20 e não passou o corte sete vezes.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe