Tiago Lobo já é o segundo melhor brasileiro do ranking mundial de golfe amador
Embora pouco conhecido em seu país, Tiago Lobo, de 19 anos, nascido em Maceió, em Alagoas, e radicado em Kuala Lumpur, da Malásia, acaba de assumir o posto de segundo melhor brasileiro do ranking mundial amador de golfe, atrás apenas do gaúcho Herik Machado. Desta vez, Tiago subiu 77 posições de uma só vez ao passar o corte em seu quarto torneio profissional consecutivo e chegar a 570º do mundo, superando o carioca Daniel Kenji Ishii, que está em 582º lugar. Herik é o melhor brasileiro da lista, em 209º lugar, enquanto o paulista Pedro Nagayama, na 955ª colocação, é o quarto e último amador do país entre os Top 1000.
Tiago é uma das estrelas do Mena Tour, o circuito profissional do Oriente Médio e Norte da África, que conta pontos para o ranking mundial profissional. Desta vez, o brasileiro jogou 142 (69-73) tacadas para ser o 29º colocado e melhor amador do Pattana Golf Championship, torneio com US$ 50 mil em prêmios disputado de 17 a 19 de maio no Pattana Golf Club & Resort, na Tailândia. O torneio foi reduzido para 36 buracos, depois que as chuvas fortes impediram a realização da terceira rodada.
Os dez brasileiros mais bem colocados no ranking mundial amador desta semana
Bons resultados – Nas três semanas anteriores, Tiago havia passado o cote no Ras Al Khaimah Classic, o final de abril, nos Emirados Árabes; no Mahasamutr Masters, no começo de maio, na Tailândia; e no Mountain Creek Open, na última semana, na Tailândia, todos torneios profissionais do Mena Tour. Tiago começou o ano com bons resultados em torneios amadores da região, incluindo um quarto lugar no Kuala Lumpur Amateur Open 2017, no Templer Park Country Club, no começo de março.
Tiago é também o quinto melhor brasileiro – e único amador – do ranking mundial profissional de golfe, graças a um terceiro lugar no Kuwait Championship, do Mena Tour, no final de 2016. Ele já pontuou oito vezes para o ranking mundial amador em 2017, e 13 vezes nos últimos sete meses, seis delas em torneios profissionais. Tiago é primo-sobrinho de Mário Jorge Lobo Zagallo, também nascido em Maceió, que foi bicampeão mundial jogando futebol pelo Brasil, em 1958 e 1962, e ainda outras duas vezes campeão mundial, como técnico (1970) e como assistente-técnico (1994).
Ascensão – O Pattana Golf Championship foi vencido pelo sueco Fredrik From, que jogou nove abaixo na volta final, sem um bogey sequer, para ser campeão com 131 (68-63), 13 abaixo. O venezuelano Wolmer Murillo ficou em segundo, com 134 (68-66), 10 abaixo e uma à frente do inglês Jordan Garnish (67-68) e do American Roberto Galletti (68-67), que fez dois eagles na volta final, incluindo um no buraco 6, de par 4. Destaque ainda para o local Prom Meesawat, jogador do Tour Europeu, que depois de um mês parado ficou em nono, com 138 (70-68), seis abaixo.
O Mena Golf Tour é um circuito em franca ascensão e está ganhando espaço até nos EUA. O tailandês Jazz Janewattananond, de 21 anos, estrela do circuito, que vem de uma vitória no MahaSamutr Masters, no começo do mês, foi convidado para jogar no torneio do PGA Tour de quinta a domingo desta semana, 25 a 28 de maio, o Dean & Deluca Invitational, no Colonial Country Club, em Fort Worth no Texas, com US$ 6,5 milhões em prêmios. Jazz será o primeiro tailandês a jogar no torneio mais antigo do PGA Tour.
Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe