Ranking mundial amador: Herik Machado ganha 27 posições após vitória em Brasília
Com sua segunda vitória consecutiva em torneios do ranking nacional, desta vez no Aberto de Brasília, no último domingo, o gaúcho Herik Machado, do Belém Novo de Porto Alegre, ganhou mais 27 posições no ranking mundial amador masculino de golfe, onde passou para o 167º lugar, na lista divulgada nesta quarta-feira. Outro a ganhar muitas posições – 96 – foi Pedro Nagayama, do São Fernando, que está mais perto de se tornar o terceiro brasileiro entre os Top 1000.
O segundo colocado e Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, que perdeu 16 posições esta semana, depois que foi desclassificado da última rodada do Campeonato Internacional de Amadores – Copa Carlos Raffo, em Lima, no Peru, por assinar um cartão com resultado menor do que o real. Kenji só se deu conta do erro mais tarde, comunicou o fato à organização, desclassificando-se do torneio, junto com a equipe brasileira que formava com o gaúcho Rohan Boettcher, de Santa Cruz.
Como o ranking mundial amador pontua os jogadores a cada rodada, Kenji ainda marcou pontos no torneio, infelizmente menos do que precisaria para melhorar sua média. Ele é agora o 596º do mundo. Boettcher, por sua vez, mesmo terminando em 17º lugar, marcou pontos suficientes para ganhar 24 posições e chegar ao 1320º lugar, logo atrás de Tiago Lobo, paulista radicado no Oriente Médio, que é o quarto melhor brasileiro da lista – 1252º do mundo – e único amador brasileiro com pontos no ranking mundial profissional.
Feminino – Ao contrário do Aberto de Curitiba, primeiro torneio nacional do ano, aonde a competição feminina vão valeu para o ranking mundial por causa do baixo índice técnico, desta vez as quatro jogadoras que já estão no ranking mundial, pontuaram em Brasília. Infelizmente, por terem direito a poucos pontos, Lauren Grinberg, do Lago Azul, a campeã, perdeu uma posição no ranking, para ser a 1008º do mundo, atrás de duas jogadoras que atuam nos EUA: Luiza Altmann (258ª) e Vitoria Teixeira (840ª).
Mas os pontos de torneio foram importantes para Laura Caetano, de Brasília, a vice-campeã e única que ganhou posições, quase 200, passando do 1589º para o 1392º lugar. Ela está ainda atrás de Ana Beatriz Cordeiro, que não jogou, e perdeu 70 posições para ser a 1255ª da lista. Roberta Moretti Avery ficou em terceiro, mas não pontuou, por não estar ainda no ranking mundial. Sophia Ohf Campos, do Curitibano, que empatou com ela em terceiro, perdeu 132 posições e é agora a 1752ª do ranking. Luíza Caetano, quinta colocada, perdeu 45 posições e está em 1898º lugar.
Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe