Estreia nesta 6ª o filme Tommy’s Honour, a história de Old e Young Tom Morris. Veja vídeo!

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Estreia nesta sexta-feira, 14 de abril, nos EUA e Europa, um dos filmes mais aguardados pelos golfistas de todo o mundo: Tommy’s Honour, a história de Old e Young Tom Morris, pai e filho cuja história se confunde com a do British Open, o mais antigo dos majors, que, juntos, venceram nove vezes nos 12 primeiros anos de disputa, de 1860 a 1872. O Golf Channel deverá passar o filme em breve.

Veja, no final da reportagem, o trailer oficial do filme

Tommy’s Honour baseia-se na história verdadeira da relação de desafio entre o “velho”, Old Tom Morris, e o “jovem”, Young Tom Morris, pai e filho que ajudaram a construir o moderno jogo de golfe. Mas na medida em que a fama da dupla crescia, o relacionamento de Tom e Tommy passou a ter momentos de drama e de tragédia pessoal. Em contraste com a personalidade pública, Tommy, acabou se rebelando contra a aristocracia que lhe deu oportunidade de jogar e contra os pais, que viam com dificuldade seu apaixonado relacionamento com a esposa.

O filme é dirigido por Jason Connery. Old e Young Tom Morris são retratados por Peter Mullan (Cavalo de Guerra) e Jack Lowden (71: Esquecido em Belfast). Trabalham ainda Ophelia Lovibond (Guardiões da Galáxia) e Sam Neill (Jurassic Park). O roteiro, escrito por Pamela Marin e Kevin Cook, é baseado no livro de 2007 de Cook, Tommy’s Honor: The Story of Old Tom Morris e Young Tom Morris. O livro ganhou o prêmio Herbert Warren Wind Book Award, como o melhor livro de golfe de 2007. O filme abriu o Festival Internacional de Cinema de Edimburgo em junho de 2016.

Enredo – Em St Andrews, na Escócia, em 1866, Tommy Morris, o filho (Young Tom Morris), de 15 anos, é um ávido golfista assim como seu pai, Old Tom Morris. “Old Tom” é greenkeeper do Royal and Ancient Golf Club of St Andrews e fabricante de bolas (capas de couro, preenchidas com penas), que criou o do The Open, nome oficial do British Open e estabeleceu o padrão de 18 buracos (o primeiro Open, em 1960, foi jogado nos 12 buracos de Prestwick).

Old Tom já tinha três de seus quatro títulos (1861, 1862 e 1864 – e ganharia novamente em 1867) quando seu filho começa a se irritar com os ditames de seu pai, especialmente no mundo em rápida mudança em que viviam. Tommy logo ofusca seu pai, ganhando o The Open três vezes seguidas (1868, 1869 e 1870). O torneio não foi jogado em 1871 e Young Tom voltou a vencê-lo em 1871.

A fama de Young Tom cresce e passa a atrair grandes grupos de torcedores para o golfe, tornando-se o seu primeiro verdadeiro profissional do esporte. Pai e filho entram em conflito repetidamente por causa das regras não escritas de sua classe social, até que Tommy se casa com a namorada Meg (Ophelia Lovibond), uma mulher de “posição inferior” e com um segredo vergonhoso em seu passado. O velho Tom faz então um erro de julgamento fatal, que tira de Tommy tudo o que ele quer.  Para compensar, Old Tom assume a missão pessoal de dedicar as últimas décadas de sua vida a honrar seu filho Tommy.

Ficha Técnica
 

Direção – Jason Connery

Roteiro – Pamela Marin e Kevin Cook

Baseado no livro – Tommy’s Honor: The Story of Old Tom Morris and Young Tom Morris, Golf’s Founding Father and Son, de Kevin Cook

Duração – 115 minutos

Atores

Peter Mullan

Jack Lowden

Ophelia Lovibond

Sam Neill

Produção

Gutta Percha Productions (U.S.)

Tommy’s Honour Productions/SellOutPictures (UK)


Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe