Brasil Champions deixa de fazer parte do calendário do Web.com Tour em 2017
O golfe profissional brasileiro sofreu mais um profundo baque com o cancelamento do Brazil Champions de 2017, a etapa do Web.com Tour no país, que era jogada desde 2013. O medo dos profissionais agora é que o Aberto do Brasil deixe de valer para o PGA Tour Latinoamérica, do qual faz parte desde a criação do circuito, em 2012. Em 2016, o golfe profissional brasileiro já havia perdido seu único circuito profissional, também extinto. Só restam no país dois minitours de pequena expressão.
Desde que chegou à América Latina, em especial à América do Sul, o Web.com Tour vem sofrendo com as dificuldades econômicas dos países do continente. Este ano, já havia deixado o calendário o Chile Classic. Agora, além do torneio do Brasil, também sai do calendário do Servientrega Championship at Karibana, na Colômbia, jogado em 205 e 2016. Mas a Colômbia permanece com seu outro torneio, o Club Colombia Championship.
Torneios – De qualquer forma, o Web.com Tour anunciou seu calendário 2017 com quatro torneios na América Latina, de março a fevereiro: Club Colombia Championship, Panama Claro Championship, El Bosque Mexico Championship e Corales Puntacana Resort & Club Championship, na República Dominicana. A temporada 2017 terá somente 22 torneios, além dos quatro dos Finals.
A temporada começa com dois novos eventos nas Bahamas: The Bahamas Great Exuma Classic, no Sandals Emerald Bay Golf Course de 8 a 11 de janeiro, e The Bahamas Great Abaco Classic, no Abaco Club de 22 a 25 de janeiro. Esses dois torneios tem dias especiais, de domingo a quarta-feira, com 132 jogadores e prêmios de US$ 600 mil.
Brasileiros – O Brasil terá apenas um jogador na temporada 2017 do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour: Alexandre Rocha, que jogar seu segundo ano consecutivo no circuito com um cartão pleno. Fernando Mechereffe, voltando ao circuito depois de dois anos parado, jogou mal na seletiva final para o Web.com Tour e ficou com um cartão com prioridade de inscrição muito baixa, que lhe permitirá jogar muito pouco, com o risco de sequer jogar, agora que a etapa do Brasil, para a qual certamente teria convite, deixou de existir.
Fonte: Ricardo Fonseca - O Portal Brasileiro do Golfe