Faldo Series South America Championship começa nesta sexta

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) organiza de sexta a domingo (entre os dias 3 e 5) o Faldo Series South America Championship, a final sul-americana de um dos circuitos de golfe juvenil mais importantes do mundo, o Faldo Series, criado pelo campeão britânico Nick Faldo. Esse é o nono ano consecutivo que o torneio acontece no Brasil, sempre com apoio da CBG.

A competição será no Santapazienza Golf Club, campo desenhado pelo conceituado designer americano Tom Fazio em Itatiba (SP), e vale para os rankings mundial e nacional. É o segundo ano em que o torneio acontece no Santapazienza.

As principais categorias do torneio são até 21 anos, até 18 anos e até 16 anos, no masculino, e até 21 anos, no feminino. Os campeões de cada uma delas ganham o direito de representar o continente na Final Mundial do Faldo Series, que será disputada em sede a ser anunciada. No caso do feminino, o prêmio também se estende à vice-campeã.

Estão inscritos 95 competidores, entre eles alguns dos melhores golfistas do Brasil, como Herik Machado, Marcos Negrini, Matheus Balestrin, Breno Silva, Leonardo Kitahara, Pedro Nagayama, Paulo Vitor Mattos, Rohan Boettcher, Ulisses de Toledo Junior, Denis Kakimoto, Thales Nunes da Cruz, Victor Costa Pinto, Lauren Grinberg, Ana Beatriz Cordeiro, Laura e Luiza Caetano, Giovanna Yabiku, Vitoria Monteiro e Thuane Souza, entre outros, além de competidores da Argentina, Colômbia, Paraguai e Peru.

No ano passado, Herik Machado (RS), campeão geral e de até 18 anos, e Antonio Douat (PR), campeão da categoria até 21 anos, se classificaram para a final mundial. Herik foi 3º colocado na categoria até 18 anos na final, disputada na Alemanha, e Douat foi 12º na de até 21 anos.

Haverá também em Itatiba a disputa do Faldo Mini Series 2016, um incentivo aos jovens golfistas a participar de um evento internacional. Os prêmios serão medalhas de ouro e prata. No masculino, haverá a categoria de até 13 anos e de até 11 anos; no feminino, de até 13 anos. Essas categorias não concorrem à vaga para o Faldo Series Grand Final.

O Faldo Series tem crescido significativamente na América do Sul desde que a parceria com a Confederação Brasileira de Golfe foi formalizada, o que promove oportunidades a jovens golfistas da América do Sul.

Como a etapa Faldo Series South America conta pontos para o Ranking Mundial Amador, a participação de atletas nacionais e estrangeiros tem sido cada vez maior.

Com o apoio do R&A, European Tour e International Junior Golf Academy, o Faldo Series tem sido um dos principais torneios amadores para jovens jogadores que desejam chegar ao nível profissional. No calendário de 2016 estão previstas etapas em diversos países, como Inglaterra, Abu Dhabi, República Checa, Escócia, Áustria, País de Gales, Brasil, Itália , Holanda e Alemanha.

O Faldo South America Championship conta com recursos da Lei Agnelo Piva. O torneio tem o apoio de Femsa Coca-Cola, Nespresso e Rio Quente Resorts e apoio institucional da Federação Paulista de Golfe. Rolex é o relógio oficial da competição.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe