Rocha avança no ranking mundial após Brasil Champions

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O golfista paulista Alexandre Rocha não venceu o Brasil Champions apresentado por Embrase, finalizado no domingo no São Paulo Golf Club, na capital paulista, mas tem muito a comemorar por conta de sua performance. O 14º lugar que obteve – a melhor classificação de um brasileiro nas quatro edições do torneio – o fez subir no ranking mundial, o aproximando da zona de classificação dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O campeão foi o americano Andrew Svoboda.

Rocha subiu 41 posições e agora é o 520º do mundo. Se os Jogos fossem hoje, apenas o gaúcho Adilson da Silva representaria o Brasil no masculino. Em 323º do mundo, Adilson ocupa a 58ª posição do ranking olímpico, que lista os 60 classificados para jogar no Rio de Janeiro em agosto. O segundo melhor brasileiro no ranking mundial, Lucas Lee, empatou em 71º no Brasil Champions e não pontuou.

No final de 2015, Rocha era o 599 do mundo. Desde então, pontuou em dois dos três torneios que disputou, todos eles do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour, e melhorou 79 posições. Lucas Lee, por outro lado, foi de 371º do mundo para 434º, piorando 63 colocações. Silva se manteve estável – era o 324º do mundo e, esta semana, é o 323º. Se quiserem jogar no Rio, tanto Rocha quanto Lee precisam estar entre os 360 melhores do mundo.

“Sei que se eu continuar tendo boas performances, principalmente entre os 10 primeiros colocados, tenho chances de me classificar para os Jogos Olímpicos, e essa é uma de minhas metas”, diz Rocha, que ainda disputará cerca de dez torneios até meados de julho, quando as vagas serão definidas.

A performance no Brasil Champions também fez Rocha subir da 22ª para a 19ª posição do Money List do Web.com Tour. No final da temporada, os 25 primeiros ganham vaga no PGA Tour, circuito que Rocha já disputou em 2011 e 2012.

Recorde – O Brasil Champions apresentado por Embrase bateu todos os recordes de público das quatro edições. Este ano, 9 mil pessoas acompanharam os quatro dias de competição – no ano passado, foram 6,5 mil. Durante a final, 4,2 mil pessoas passaram pelo São Paulo Golf Club, contra 3 mil em 2015. Mais de 300 pessoas tiveram aulas gratuitas nas clínicas de golfe oferecidas pelo evento de sexta a domingo.

O Brasil Champions foi apresentado por Embrase e também foi patrocinado por Bradesco, Comgás, Localiza e Sportv. Nespresso é o café oficial. Rolex foi o relógio oficial. A organização foi da Confederação Brasileira de Golfe e promoção da IMM. O evento contou com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, com apoio do São Paulo Golf Club, Chandon, Informar Saúde e Stella Artois, e chancela do Web.com Tour.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe