Abertas as inscrições para o Bolsa Atleta
As inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2016 para as modalidades que fazem parte dos programas Olímpico/Paralímpico já foram abertas. A Confederação Brasileira publicou a lista dos golfistas que podem requerer o benefício. Eles ainda têm que se inscrever, enviar os documentos necessários, serem aprovados pelo Ministério do Esporte e terem o nome publicado no Diário Oficial para serem contemplados. A lista leva em conta a performance em competições nacionais e internacionais e rankings de 2015.
Este ano, 29 golfistas, entre profissionais, amadores e juniores, tanto masculino quanto feminino, terão direito ao pleito.
A Confederação Brasileira de Golfe trabalhou arduamente nos últimos anos para incluir a modalidade golfe no programa, já que o golfe retornará às Olimpíadas em 2016 no Rio de Janeiro.
“O número dos atletas beneficiados pelo Bolsa Atleta é bastante expressivo. É um grande orgulho ver o nosso trabalho de incentivo ao golfe dando tantos resultados excelentes”, enfatiza Paulo Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.
A inscrição online dos atletas que tem direito ao Bolsa Atleta e que tenham interesse pelo benefício vai até o dia 7 de abril, e os documentos solicitados devem ser enviados até o dia 14 de abril. A publicação da relação dos atletas contemplados acontecerá de 7 a 10 de junho.
O governo brasileiro mantém, desde 2005, o maior programa de patrocínio individual de atletas no mundo. O público beneficiário são atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. Atualmente, são cinco as categorias de bolsa oferecidas pelo Ministério do Esporte: Atleta de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpico/Paraolímpico.
Segundo o Ministério do Esporte, “o Bolsa Atleta atende atletas que tenham obtido bons resultados independentemente de sua condição econômica e sem necessidade de intermediários. Basta que cumpra os requisitos, mantenha-se treinando e competindo e alcance bons resultados nas competições qualificatórias indicadas pelas respectivas confederações. A principal prestação de contas do atleta ao governo e à sociedade é a obtenção de resultados expressivos nas disputas.”