Meio século de golfe no Orange Bowl

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Fundada em 1948, a organização cultural e esportiva realiza desde 1964 um dos mais importantes torneios de golfe amador do mundo. Na última edição jogaram Herik Machado, Lauren Grinberg e Luiza Altmann

Para se ter uma ideia da importância do Junior Orange Bowl International Golf Tournament (JOBIGT), basta dizer que esse torneio já foi vencido pelos então jovens Tiger Woods, José Maria Olazábal, Craig Stadler, Mark Calcavechia e Bob Tway. E entre os que participaram mas não venceram estão outros golfistas de ponta como Bubba Watson, Ryuji Imada, Matt Kuchar, Camilo Villegas, Nick Price e Hal Sutton. Quer dizer, uma verdadeira galeria de campeões do PGA Tour.

Desde que o JOBIGT criou a divisão feminina em 1975, várias estrelas do LPGA Tour já venceram o torneio, a exemplo de Michelle McGann (duas vezes), Christie Kerr, Grace Park, Christina Kim e Julieta Granada; e entre as que tentaram vencer estiveram Helen Alfredson, Lisolette Neumann e Annika Sorenstam, uma das maiores golfistas de todos os tempos.

Trata-se, evidentemente, de um evento que reúne o que há de melhor no mundo em termos de desempenho golfístico amador entre meninos e meninas com até 18 anos. Portanto, é um ambiente perfeito para os jovens atletas brasileiros se colocarem à prova e sentirem a pressão de jogar em uma competição na qual mais da metade dos jogadores tem handicap em torno de +2; e entre as meninas há jogadoras como a sueca Linnea Strom, cujo handicap index é um respeitável +4.7.

O JOBIGT chegou à sua 51º edição consecutiva com a realização das disputas de 2014, as quais ocorreram de 27 a 30 de dezembro, no Biltmore Golf Course, em Miami, Flórida. E lá estiveram representando o Brasil os golfistas Herik Machado, Luiza Altmann e Lauren Grinberg. Foram quatro dias de torneio. Herik começou com uma volta de 70 (um abaixo do par), mas no segundo dia subiu para 76, e depois fez 70 e 71, totalizando 287, ou 3 acima do par, o que o deixou na 16º posição. Luiza, ao jogar 6 acima do par na soma final dos quatro dias, terminou em 9º lugar; e Lauren, com 13 acima, ficou na trigésima colocação.

CONFIRA AQUI OS ESCORES COMPLETOS

O campeão foi o chileno Joaquin Niemann, de 16 anos, com 277 (67/71/72/67), ou 7 abaixo do par. Em segundo lugar ficou o americano Carl Yuan, com 5 abaixo; e em terceiro o argentino Alejandro Tosti, com menos 4.

A campeã feminina foi a coreana Juwon Jeong, com 1 abaixo do par (283). Porém, para levantar a taça precisou enfrentar Linnea Strom num playoff de três buracos, e venceu mostrando constância, ao fazer três birdies consecutivos. A colombiana Maria Hoyos ficou em quarto lugar ao jogar 285, ou 1 acima do par.

A Junior Orange Bowl é uma organização sem fins lucrativos que foi fundada em 1948, em Miami, e organiza competições esportivas, culturais e acadêmicas voltadas para os jovens. Entre as competições estão a de tênis, golfe, basquete, xadrez e escrita literária. O Junior Orange Bowl International Golf Tournament foi criado em 1964. O único golfista brasileiro a vencer o torneio foi Erik Anderson, que atualmente é Head Pro do São Paulo Golf Club. Sua vitória foi em 1986.

Os brasileiros Herik Machado e Lauren Grinberg participaram com apoio da CBG e do COB, por meio da Lei Agnelo Piva.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe