Brasil na Copa Los Andes
Terminou dia 29, sábado, no Córdoba Golf Club, o Campeonato Sudamericano de Golf por Equipos - Copa Los Andes, torneio histórico iniciado em 1944 e que já está em sua 69º edição. A equipe masculina brasileira ficou em terceiro lugar e a feminina em quarto no principal torneio sul-americano de golfe amador de alto rendimento. A Argentina foi a campeã no masculino, e a Colômbia foi a vitoriosa na categoria feminina.
A equipe masculina foi composta por André Tourinho, Herik Machado, Thomaz Pimenta, Luiz Jacintho e Pedro Junqueira; e a feminina por Luciane Lee; Clara Teixeira; Vitória Teixeira; Luiza Altmann e Lauren Grinberg. Os capitães foram, respectivamente, Otávio Villar e Luciana Oliveira.
A delegação brasileira contou também com o coach Shaun Case e o preparador físico e fisioterapeuta Paulo Mazzeu, os quais acompanharam os jogadores, oferecendo todo o apoio estratégico e tático necessários, a exemplo do treinamento que foi desenvolvido dias antes do torneio nas dependências do Pilar Golf Club, incluindo desde os aspectos físicos até análises técnicas. O delegado das equipes brasileiras foi Paulo Cezar Pacheco, presidente da CBG.
Na edição passada, disputada no Club Los Lagartos, na Colômbia, a equipe masculina brasileira também ficou em terceiro lugar, a exemplo deste ano, e a feminina em sexto. As duas últimas vitórias brasileiras, também das equipes masculinas, foram em 2002 e em 2011, ambas no Gávea Country & Golf Club.
Os atletas das equipes brasileiras contaram com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, por meio da Lei Agnelo Piva, dentro do Programa de Alto rendimento da CBG.