CBG enviou profissionais para capacitação no Europe Teaching & Coaching Conferen

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O "PGAs of Europe Teaching & Coaching Conference 2014", que aconteceu em 21 e 22 de setembro nas dependências da University of Stirling Management Centre, na Escócia, teve contato com o que há de mais refinado e efetivo em termos de conhecimentos golfísticos voltados para a instrução e a condução de atletas à vitória.

Dada a importância desse evento e a política da Confederação Brasileira de Golfe de manter seus profissionais permanentementes atualizados, a entidade máxima do golfe brasileiro enviou à Escócia - com o apoio do Comite Olímpico Brasileiro (COB) e recursos da Lei Agnelo Piva -, o coach nacional Shaun Case e o gerente técnico Nico Barcellos para mais uma capacitação. "Foi muito gratificante e enriquecedor esses dois dias de palestras. Tivemos grandes momentos, a exemplo de quando ouvimos a palestra sensacional de Chuck Cook, um coach que simplesmente já treinou 14 vencedores de majors. Só tenho a agradecer ao convite de Tony Bennett, Director of Education da PGA of Europe por ter me convidado a participar do TCC, e à CBG por nos proporcionar essa grande oportunidade de seguir aprendendo", disse Barcellos, após ouvir a explanação do Master Professional Cook, que mostrou como foi seu trabalho com alunos como Keegan Bradley, Luke Donald, Jason Dufner, Payne Stewart, Corey Pavin, Ben Crenshaw e Tom Kite.

Entre os palestrantes do TCC europeu também estiveram outros grandes nomes, a exemplo do legendário Bernard Gallacher, que comandou a equipe européia da Ryder Cup três vezes, além de ter jogado oito vezes. Os temas cobriram todos os aspectos possíveis da arte de conduzir atletas ao seu melhor rendimento. Cook, por exemplo, falou das peculiaridades que envolvem o trabalho com os atletas de elite; já o filósofo e cientista esportivo Richard Bailey falou da experiência do coaching a partir da perspectiva do atleta; e a especialista em coaching da PGA Jane Booth tratou das características e posturas de um grande coach. "É sempre muito gratificante poder trocar ideias e aprender com todos esses profissionais que levam tão a sério seus trabalhos. Foi mais uma grande experiência", resumiu Case, ele próprio um grande nome da área. Natural da Inglaterra e e sendo Master Professional dos PGAs da Alemanha, da Grã Bretanha e Irlanda - e tendo trabalhado com o PGA da Europa e o R&A para o desenvolvimento do esporte no continente europeu nos últimos vinte anos - ele está transmitindo toda sua experiência aos brasileiros na condição de Head Coach das equipes de golfe do país.

O Teaching & Coaching Conference 2014 foi um evento em conjunção com a Ryder Cup. Após os dois dias de palestras e encontros, todos os participantes puderam assistir às disputas dentre as duas equipes, que culminou com mais uma vitória da equipe européia, sendo a terceira consecutiva.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe