Juvenis continuam maratona de jogos em Porto Alegre

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

A máxima de que o ano no Brasil só começa depois do carnaval não vale para os golfistas juvenis que disputam esta semana a terceira das seis etapas do Tour Nacional Juvenil de 2014, de sexta a domingo, no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha. Depois das etapas do Paraná e Rio de Janeiro, a do Rio Grande do Sul será a última antes de serem definidas as equipes masculina e feminina que representarão o Brasil no Sul-Americano Juvenil por Equipes, que vai ser jogada na primeira semana de abril, no Cantegril CC, de Punta del Este, no Uruguai.

O paranaense Ulisses de Toledo Júnior, campeão da primeira etapa do ano, e líder do ranking nacional, e o catarinense Antônio Douat, que venceu a segunda, e é o terceiro juvenil do Brasil, prometem uma acirrada disputa pela título. O torneio não contará com o paulista Marcos Negrini, do Damha, vice-campeão no Paraná e juvenil número 2 do Brasil, que está defendendo o país no 13º Torneo Internacional de Menores, no Lima Golf Club, no Peru, esta semana, juntamente com o carioca Pedro Junqueira e a paulista Luiza Altmann. Os três parecem já ter vaga assegurada das equipes brasileiras.

Mais favoritos - Herik Machado Oliveira, quarto do ranking; Matheus Balestrin, o sétimo e Rohan Boettcher, oitavo, jogam em casa e são outros fortes candidatos ao título. Completam a lista dos Top 10 em campo Homero Toledo Sobrinho, do Paraná, quinto do ranking nacional de golfe juvenil; o paulista Paulo Vitor Mattos (6º); o carioca Anderson Nunes (9º) e o paulista Pedro Nagayama (10º).

Entre as mulheres é esperada a disputa entre as dez primeiras do ranking, que hoje tem a paranaense Carolina Naomi Yamada em primeiro lugar. As demais são as cariocas Giulia Chaves Mallmann (2ª) e Thuane Oliveira (9ª); as paulistas Lauren Grinberg (3ª), Carolina de Queiroz Pereira (7ª) e Giovanna Hirata Yabiku (8ª); a paranaense Sophia Ohf Campos (4ª); as irmãs Laura (5ª) e Luiza (6ª) Caetano, de Brasília; e a catarinense Julia Debowski (10ª).

Iniciantes - Entre os 70 participantes desta etapa estarão golfistas iniciantes, de 9 a 11 anos, que terão a oportunidade de competir em nove buracos, num torneio à parte, sob a supervisão do profissional Vinicius Muller, head-pro do PACC, contratado pela Confederação Brasileira de Golfe para ser o treinador regional no Rio Grande do Sul. Vinicius comanda a escolinha de golfe do PACC, que tem feito grande sucesso. A etapa é realizada pela Federação Riograndense de Golfe, com apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

Para os juvenis paulistas, a maratona de jogos do verão não para por aí. Na semana seguinte os melhores jogadores do estado até 18 anos irão disputar o Campeonato Juvenil de Verão do Estado de São Paulo, no campo do Broa Golf Resort, em Itirapina, no interior paulista, percurso que acaba de receber o Paulista de Match Play. No começo do ano, os paulistas já participaram da 3ª Ryder Cup Juvenil e Júnior Brasil x Bolívia, em La Paz.

Fonte: O Portal Brasileiro do Golfe