Escola Naval no Rio de Janeiro inaugura simulador de golfe
A Escola Naval do Rio de Janeiro inaugurou em 18 de dezembro, seu primeiro simulador de golfe. Doado pelo recém eleito presidente do Itanhangá Clube, Dr. Sergio Carpi, o simulador deixará o final de ano da equipe muito mais feliz.
Um oficial e 13 aspirantes fazem parte do Grêmio de Golfe da Escola Naval, que está em seu primeiro ano de atividade.
O Grêmio de Golfe da Escola Naval surgiu em outubro de 2012 a partir de um acordo da instituição com o Itanhangá Golf Club, para que os aspirantes pudessem ter mais contato com o esporte. A iniciativa foi promovida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto. O Contra-Almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro, Comandante da Escola Naval, escolheu o Capitão-Tenente Edésio Raimundo de Assis Júnior como coordenador das atividades relacionadas ao esporte.
Com foco na participação no próprio Circuito do Itanhangá e também em competições militares internacionais, os membros do Grêmio também participaram da primeira Taça Almirante Tamandaré, outra iniciativa do clube para aproximar a Marinha do golfe em 2013.
Para o Contra-Almirante Guerreiro, incentivar a prática do esporte dentro da instituição é mais um passo para deixar o golfe mais acessível a todos e preparar o público para a sua volta como esporte Olímpico: "Para nossos oficiais e aspirantes, poder exercitar o golfe é uma conquista. Com isso, queremos não apenas aprimorar os atuais apreciadores, mas também atrair novos praticantes. É a contribuição da Escola Naval para aquecimento para as Olimpíadas em 2016 no Rio de Janeiro", diz.
Para o Diretor Executivo da Confederação Brasileira de Golfe, Marcio Galvão, representante da Diretoria da entidade no evento de inauguração "a contribuição da Marinha do Brasil, através desta iniciativa conjunta da Escola Naval com o Itanhangá Golf Club, é um marco histórico no processo de desenvolvimento do golfe brasileiro que, certamente, renderá frutos tanto na expansão na base de novos praticantes quanto na identificação de atletas de alto rendimento para o golfe".
Com representantes de todas as turmas, o Grêmio de Golfe da Escola Naval quer perpetuar o esporte dentro da instituição. A inauguração contou também com a presença de Nico Barcellos, Diretor Técnico da CBG.
A Escola Naval, situada na Ilha de Villegagnon no Rio de Janeiro, é a instituição de ensino de nível superior mais antiga do Brasil. Atualmente composta por 830 aspirantes e cerca de 80 oficiais, foi criada em 1782, em Lisboa, Portugal, por Carta Régia da Rainha D. Maria I sob a denominação de Academia Real de Guardas-Marinha.
Com a vinda da Família Real para o Brasil, a Academia desembarcou no Rio de Janeiro em 1808, trazida a bordo da nau "Conde D. Henrique". Instalada primeiramente no Mosteiro de São Bento, lá permaneceu até 1832, e a partir daí sofreu inúmeras mudanças de instalações, tendo funcionado inclusive a bordo de navios. Desde 1938 ela encontra-se em seu atual lugar.