Philippe Gasnier vence etapa final do CBG PRO TOUR em SP

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O carioca Philippe Gasnier venceu neste sábado a etapa final do Circuito Brasileiro de Golfe (CBG Pro Tour) apresentado pelo HSBC, que foi disputada no Clube de Campo de São Paulo, na capital paulista, encerrando uma série de cinco torneios que distribuíram um total de R$ 520 mil em prêmios este ano. A Etapa São Paulo teve uma bolsa de R$ 120 mil, sendo R$ 22 mil para o campeão.

Gasnier somou 196 tacadas (66-64-66), contra 201 tacadas dos paulistas Guilherme Oda (66-66-69) e Felipe Navarro (66-68-67). A vitória folgada de Gasnier começou a se desenhar a partir do buraco 12 da rodada final. Ao término do 11º buraco, ele e Oda estavam empatados na liderança, mas Gasnier fez cinco birdies nos sete buracos finais para levar o título.

"Joguei muito mal os primeiros nove buracos, mas me reequilibrei e achei meu jogo na segunda volta", disse Gasnier, que no ano passado venceu a Etapa Curitiba do CBG Pro Tour.

O paulista Rafael Becker, que se profissionalizou recentemente, foi o quarto colocado, com 205 tacadas (66-70-69), e levou seu primeiro prêmio em dinheiro da carreira, de R$ 9 mil. Ele também conseguiu uma vaga para disputar a etapa final da Série de Desenvolvimento, um conjunto de 10 torneios disputados em seis países sul-americanos que dão vagas para o NEC Series - PGA Tour Latinoamerica.

Ao todo, os sete primeiros colocados na Etapa São Paulo do CBG Pro Tour se classificaram para a final da Série, que acontece em Lima, no Peru, em dezembro. O NEC Series - PGA Tour Latinoamérica, por sua vez, qualifica seus melhores jogadores para disputar o Web.com Tour, atualmente a única forma de se chegar ao tão sonhado PGA Tour americano. Com isso, o CBG Pro Tour é o início de uma jornada que pode culminar na classificação para o principal circuito de golfe do mundo.

O argentino Mauricio Molina terminou o ano como líder do ranking do CBG Pro Tour. O paulista Ronaldo Francisco, único brasileiro que tinha chances de terminar o circuito como líder, terminou empatado justamente com Molina em 9º lugar, ambos com 212 tacadas.

O CBG Pro Tour é apresentado pelo HSBC e teve também como patrocinadores a Sete Brasil, a Sportv, a Nespresso, a Embrase e a YKP, além de apoio da Klabin e TAM Viagens. O CBG Pro Tour conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e promoção da IMX.

Aulas gratuitas - O CBG Pro Tour ofereceu durante a final aulas gratuitas de golfe para o público, que pôde ter um primeiro contato com o esporte. Houve também clínicas de golfe para crianças e adolescentes, um oferecimento do programa Golfe Para Vida apresentado pelo HSBC, criado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) para desenvolver o esporte, com recursos do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do R&A, a entidade máxima do golfe mundial. O Golfe Para a Vida já foi desenvolvido em três cidades brasileiras (Curitiba, Porto Alegre e Brasília), atingindo cerca de 70 professores e mais de 20 mil crianças.

Sobre o HSBC - HSBC Bank Brasil: é uma subsidiária integral da HSBC Holdings, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Com sede em Londres, o Grupo HSBC atua em 83 países das Américas, Europa, Ásia, Hong Kong, Oriente Médio e Oceania. Em 31 de dezembro de 2012 registrou lucro líquido de R$ 1,3 bilhão.

Sobre a CBG - Entidade máxima do golfe no Brasil, a Confederação Brasileira de Golfe foi criada em 1957 com o nome de Associação Brasileira de Golfe, mudando para o nome atual em 1976. Hoje a CBG agrega oito federações e 117 campos afiliados. Em um cenário especial para o esporte no país, a entidade trabalha em conjunto com seus associados para incentivar a formação de novos talentos, assim como desenvolver e suportar atletas de alto rendimento e fomentar a maturidade técnica da modalidade.


Sobre a IMX - Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX, Joint-venture entre os Grupos EBX e IMG Worldwide, tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor na América do Sul. As áreas de atuação dividem-se em quatro pilares: Eventos (criação, produção e promoção de eventos esportivos e entretenimento ao vivo), Serviços (gerenciamento de talentos, consultoria em marketing esportivo e Hospitality), Digital (venda de ingresso e distribuição de conteúdo) e Venues (gestão e operação de estádios, arenas e outros espaços para eventos). Através do braço IMX Live firmou sociedade com a empresa Rock World S.A, do empresário Roberto Medina, para expansão da marca Rock in Rio, em uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe