Iniciativa inédita da CBG leva golfistas amadores aos principais torneios do mun

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Em uma iniciativa inédita com o objetivo de fortalecer e desenvolver o golfe de alto rendimento, a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) está enviando alguns dos principais amadores brasileiros para a disputa de importantes torneios internacionais de grande relevância no esporte.


"Os jogadores vão se integrar aos principais golfistas do mundo, ganhando experiência internacional e buscando elevar a pontuação no ranking mundial amador", diz o profissional Nico Barcellos, gerente técnico da Confederação Brasileira de Golfe.


Entre os torneios estão o Fairhaven Trophy, que terá a participação de Leonardo Kitahara e João Paulo Silva, que será realizado no Fairhaven Golf Club, localizado em Lytham St. Annes, Lancashire, Inglaterra (próximo a Manchester), entre os dias 3 e 5 de maio. Este é um disputadíssimo torneio aberto juvenil inglês, onde jogarão 144 jogadores da Inglaterra, Finlândia, Alemanha, Holanda, Irlanda, Escócia Suécia, Suíça, País de Gales e, desta vez, com a participação especial do Brasil.

André Tourinho irá jogar o Lytham Trophy, que será disputado no Royal Lytham and St. Annes Golf Club, que sediou o The Open Championship de 2012, no período de 3 a 5 de maio.


Além deste importante torneio, André Tourinho irá disputar o South of England Links Championship, no Royal Cinque Ports, que já recebeu o The Open Championship em duas ocasiões, de 9 a 11 de maio. Jogará também o qualifying do Campeonato Amador da Inglaterra, dia 14 de maio. E, na sequência participa do The Welsh Open Amateur Championship, no Royal Porthcawl Golf Club, País de Gales, de 17 a 19 de maio.


Depois eles se junta a Rafael Becker para o Amador do México, um dos mais disputados das Américas. Rafael Becker, tricampeão brasileiro amador e o melhor colocado no ranking mundial (135ª posição), acaba de jogar, ao lado de Cristian Barcelos, o Brasil Classic apresentado por HSBC, etapa do Web.com Tour, um dos principais circuitos profissionais do mundo. Rafael não só passou o corte, como terminou entre os 30 primeiros.


"Foi uma oportunidade única poder jogar esse torneio. Fortaleceu meu jogo e me faz aprender muito. Foi uma semana incrível e ficará guardada na minha memória pra sempre", comentou Rafael.


As jovens Clara Teixeira e Nathalie Silva irão disputar dois grandes torneios femininos, o Irish Womens Open Stroke Play Championship, dias 25 e 26 de maio, e o The St Rule Trophy, dias 1 e 2 de junho.

O desenvolvimento dos nossos atletas amadores constituem um foco importante do trabalho da CBG. Além dos torneios no Brasil, vamos ajudar os brasileiros a participarem destes e outros torneios fora do país. Pois, a experiência internacional é fundamental para a formação de grandes jogadores, afirma Paulo Cezar Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).


O National Coach do Brasil, Shaun Case, comenta a iniciativa: "Isso vai elevar muito o nível de nossos jogadores. Eles possuem o físico e uma técnica tão boa quanto os jogadores de todo mundo, mas perdem em experiência. Esses torneios vão nos ajudar nisso".


Os atletas brasileiros contam nestes torneios internacionais com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através da Lei Agnelo/Piva, e da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

Fonte: CBG