Argentina, Panamá e Brasil decidem título do II Latino-americano Sênior

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

A rodada final do II Campeonato Latino-Americano de Golfe Sênior, se realiza nesta quarta-feira no Comandatuba Ocean Course, o campo do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, com organização da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) e apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

Após a segunda rodada, a Argentina manteve a liderança do II Campeonato Latino-Americano de Golfe Sênior, que acontece no Comandatuba Ocean Course, o campo do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, com organização da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) e apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

Os argentinos somam 40 pontos, contra 38 do Panamá, 37 do time Brasil Verde e 36 do time Brasil Amarelo. A rodada final acontece nesta quarta-feira. Os resultados finais serão revelados à noite, durante a cerimônia de premiação.

O Brasil se destacou nas disputas individuais e lidera oito das dez categorias em disputa. Haverá premiação para os dois melhores resultados gross e net (com e sem handicap) em todas as categorias.

Os líderes parciais individuais são José Bianeck (Brasil Verde, 154 gross, handicap até 9), Robert Askew (Panamá, 140 net, handicap até 9), Silvio Cecin (Brasil Amarelo, 162 gross e 142 net, hcp 10 a 13), Eduardo Príncipe (time Brasil Branco, 172 gross e 144 net, hcp 14 a 17), Kunikazu Oiwa (Brasil Amarelo, 174 gross e 138 net, hcp 18 a 20), Gregorio Chuljak (Panamá, 198 gross, hcp 21 a 30) e Synval Moraes (Brasil Azul, 147 net, hcp 21 a 30).

O torneio é um marco na expansão do golfe sênior na América Latina e Central e consolida a Confederação Latino-Americana de Golf Senior Amateur, que foi concebida no Brasil durante o Sul-Americano Sênior de 2008, também disputado na Bahia.

A intenção da entidade, criada por sugestão da ABGS e de seu então presidente, Paulo Pacheco, é fortalecer o golfe sênior no continente. A modalidade é voltada para golfistas com mais de 55 anos de idade (sêniores) e mais de 40 anos (pré-sêniores). Pacheco, atual presidente da CBG, foi sucedido na presidência da ABGS pelo paranaense Cláudio Kiryla, também presente ao evento.

A primeira edição do Latino-Americano aconteceu no ano passado em Miami (EUA) e foi vencida pelo time do Brasil, que este ano defende em casa seu título no campo que é considerado pela revista americana Golf Digest o melhor do País.

Fundada em 1979, a Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) reúne os melhores golfistas sêniores e pré-sêniores do país, em sua maioria empresários, executivos e profissionais liberais de sucesso que tem o golfe como principal hobby. A ABGS é membra fundadora da Confederação Latino-Americana de Golfe Sênior e da Federação Sul-Americana de Golfe Sênior. Também faz parte da World Senior Golf Federation, a entidade mundial da categoria.

A entidade conta com um quadro com mais de 1.300 associados e promove competições regionais, nacionais e internacionais. A ABGS já realizou torneios em destinos como Portugal, Itália, França, Tunísia, República Dominicana e EUA, entre outros, sempre aliando esporte, cultura, turismo, construção de relações duradouras e contato com o meio ambiente. O presidente da ABGS é o paranaense Claudio Kiryla.

Fonte: Golf e Negócios