Decreto para construção de campo de golfe Olímpico no Rio de Janeiro é publicado

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, por meio de decreto oficial, determinou a área que será destinada à construção do Campo de Golfe Olímpico para os Jogos de 2016.

Segundo consta no documento, "uma das garantias prestadas pelo município do Rio de Janeiro foi a de assegurar a disponibilidade de todas as instalações e equipamentos necessários à realização dos Jogos Olímpicos, o que inclui um campo de golfe".

Além disso, haveria "o interesse público na construção do Campo de Golfe, utilizando-se, exclusivamente, recursos privados, reduzindo os encargos financeiros do Município decorrentes da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016".

"Esta é uma notícia maravilhosa para o golfe brasileiro. As Olimpíadas de 2016 serão um marco no esporte do Brasil e a Confederação Brasileira de Golfe está empenhada para desenvolver ainda mais o golfe com essa oportunidade", comenta Paulo Pacheco, Presidente da CBG.

O projetista Gil Hense será o responsável pelo design do Campo Olímpico. A escolha foi feita após concurso em 2012. Seu projeto pretende aproveitar as formações naturais do terreno e preservar os contornos naturais do local, exigindo uma movimentação mínima de terra. De acordo com o masterplan exibido no site do designer, o campo olímpico masculino terá par 71 e 7.220 jardas.

O campo de golfe será construído na Reserva de Marapendi, na região da Barra, que concentrará o maior número de instalações dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Será uma instalação Olímpica única, localizada a aproximadamente cinco quilômetros da Vila dos Atletas e sete quilômetros do Centro Principal de Imprensa (MPC, na sigla em inglês) e do Centro Internacional de Transmissões (IBC, na sigla em inglês), ao Sul da Avenida das Américas e ao Norte da Lagoa de Marapendi.

Depois dos Jogos Olímpicos de 2016, será operado como uma instalação pública, com o objetivo principal de promover o esporte no Brasil e na América do Sul, sendo um dos principais legados dos Jogos Olímpicos para o desenvolvimento do esporte no país.

Fonte: CBG