Aberto do Brasil marca uma nova era do golfe profissional no país

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O mais importante torneio de golfe do país, o 59º Aberto do Brasil de Golfe, apresentado por Credit Suisse Hedging-Griffo, e realizado no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), de 3 a 6 de outubro, representou uma nova realidade do golfe profissional brasileiro. É o caminho da profissionalização do golfe nacional com o principal objetivo de desenvolver o esporte no país e elevar o nível dos nossos golfistas visando as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

O torneio que marcou a estreia de um evento oficial do PGA TOUR no Brasil teve a participação de 144 golfistas de 16 países, sendo 45 brasileiros e terminou com um emocionante desempate no buraco 18 do São Fernando Golf Club. O argentino Clodomiro Carranza foi o grande campeão da primeira etapa no Brasil do PGA TOUR Latinoamérica ao vencer no playoff o mexicano Jose de Jesus Rodrigues. O campeão Clodomiro Carranza depois da sua vitória elogiou o campo, a organização do evento e o excelente golfe dos seus adversários.

"No primeiro dia de disputa dos 144 golfistas, 54 jogaram abaixo do par do campo. No último dia foram 26 jogadores abaixo do par do campo dos 58 que chegaram as finais. São com disputas internacionais deste nível de profissionais que darão aos jogadores brasileiros condições de crescerem e vencerem torneios do PGA TOUR Latinoamérica", afirma Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

Rachid Orra destacou também a importância do aumento do número de torneios profissionais no país realizados pela CBG. Nos dois últimos anos os nove torneios da CBG, sendo dois Abertos do Brasil, e sete etapas do CBG PRO TOUR, distribuíram mais de um milhão de reais em prêmios. Para ser mais exato, um milhão e duzentos mil em prêmios. Essa é a nova realidade do golfe brasileiro e, com um trabalho continuo e profissional, não vai parar de crescer.

Com a criação do CBG PRO TOUR, e após três anos de trabalho da CBG junto ao PGA TOUR e alguns outros países latino-americanos, foi criado o PGA Tour Latinoamérica, o novo circuito que começou a ser jogado em 2012 com onze eventos (devendo crescer para treze no ano que vem), e com cerca de US$ 1,5 milhões em prêmios.

No final da temporada do PGA TOUR Latinoamérica os cinco primeiros colocados do circuito irão ganhar cartões para o Web.com Tour de 2013 e assim um dia poderem chegar ao PGA TOUR.

E, estes torneio do PGA TOUR Latinoamérica também possibilitam que os profissionais brasileiros marquem pontos no Ranking Mundial, condição necessária para jogarem nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

"Essa profissionalização do golfe brasileiro está em ritmo acelerado e para 2013 a Confederação Brasileira de Golfe realizará cinco etapas do CBG PRO TOUR, com a distribuição de 500 mil reais em prêmios no principal circuito brasileiro profissional de golfe. Além de duas etapas do PGA TOUR Latinoamérica, sendo uma delas o 60º Aberto de Golfe do Brasil, com mais de 500 mil reais em prêmios", diz Paulo Pacheco, vice-presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

Fonte: CBG