PGA Championship: não haverá bancas no Ocean Course

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

No PGA Championship de 2011, em Whistling Straits, todas as áreas com areia foram consideradas bancas, ainda que houvesse crianças construindo castelos dentro delas ou dezenas de pessoas aglomeradas para ver o jogo. Que o diga Dustin Johnson, que tocou seu taco numa dessas áreas, no último buraco, e foi penalizado em duas tacadas, que lhe tiraram a chance de vencer ser primeiro major.

No PGA Championship de 2012, de quinta a domingo desta semana, no Ocean Course de Kiawah Island, na Carolina do Sul, nenhuma área com areia será considerada banca, ainda que seja toda cercada de grama e tenho um rastelo a seu lado. O PGA of America, que organiza o último major do ano, declarou todas as áreas de areia do campo, dentro ou fora das cordas, como "through the green", ou seja, nada é banca e todos podem tocar a areia com o taco e fazer swings de prática e tirar impedimentos soltos, como se estivessem na grana, sem receber penalidades.

Avisos - Como o que não falta é areia no Ocean Course, como o próprio nome do percurso desenhado por Pete Dye já revela, o PGA of America espalhou cartazes no vestiário e nas áreas de uso dos jogadores com a frase: "Notice to competitors. No Bunkers" (Aviso aos competidores. Sem bancas). Mas os organizadores mandaram rastelar as áreas de areia antes de cada rodada e deixou rastelos no campo, pedindo aos jogadores e seus caddies que como cortesia aos demais competidores aplainem a areia depois de passar ou jogar nela.

"Este é um campo de golfe com design único a acreditamos que esta é a melhor forma e a mais justa para se jogar aqui", explicou Kerry Haigh, Diretor de Competições do PGA of América. "É a mesma decisão tomada na Ryder Cup de 1991 e em outras grandes competições realizadas aqui", justificou o dirigente, para quem há apenas 30 áreas de areia que parecem bancas de verdade, cercadas de grama e bem cuidadas. Mas ele lembra que mesmo rastelando o percurso, em todas as demais áreas de areia sempre haverá pegadas e marcas de pneus nas areias e que todos vão ter que jogar com isso.

Fonte: O portal brasileiro de golfe