Ranking brasileiro: Pepê amplia vantagem sobre Conrado

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

O segundo lugar no Aberto do Paraná, encerrado domingo, não apenas manteve o paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê, na liderança do ranking brasileiro de 2012, como ainda o ajudou a ampliar sua vantagem sobre o gaúcho Leonardo Conrado, que terminou o torneio do Alphaville em oitavo lugar. Pepê, que perdeu dois dos quatro torneios do ano por causa de uma fratura no braço, soma agora 102,8 pontos, contra 91,1 de Conrado.

Conrado venceu o primeiro torneio do ano, em Brasília, e ganhou primeiro colocado empatado, em Porto Alegre,, onde perdeu o playoff para um chileno. Ele foi ainda oitavo colocado no Aberto do Rio, abreviado para dois dias por causa da chuva, onde Pepê foi quarto. Com isso, Conrado acumula 86,6 pontos nesta temporada, já com descarte de 10% do primeiro torneio do ano, quase o dobro de Pepê, que soma 46 pontos em 2012.

Descartes - Mas enquanto Pepê tem todos os seus resultados dos últimos 12 meses válidos (quatro melhores mais o Amador do Brasil), Conrado descarta o pior de cinco resultados, justamente os 10,8 pontos que ganhou no Paraná, que mesmo assim não bastariam para tirar a diferença de 11,7 pontos que o separam da liderança.

Com o gaúcho Arthur Lang, o terceiro colocado, longe dos dois primeiros, com 79,3 pontos, a principal batalha pela liderança do ranking acontece dentro de dez dias, na V Gillette Golf Cup, o 82º Amador Brasileiro, de 5 e 8 de julho, no Clube de Campo de São Paulo. Por ser uma competição de quatro dias, o Amador dá 50% a mais de pontos e vale por um ano, sem ser descartado.

Feminino - No feminino, a paulista Carla Ziliotto venceu pela segunda vez no ano no Paraná, mas com o descarte de 10% de sues pontos do primeiro título, em Brasília, ainda não conseguiu superar a também paulista Lúcia Guilger, a Barata, que venceu em Porto Alegre. Barata soma agora 82,25 pontos, contra 81 de Carla.

Ruriko Nakamura, do Terras de São José, de Itu (SP), número 1 do Brasil, em 2011, venceu o outro torneio do ano, no Rio, mas como não jogou nos dois primeiros, continua em quarto lugar com 59,5 pontos. Em terceiro, com 67,75 vem a paranaense Larrisa Pombo, que não jogará mais torneios do ranking este ano, pois está indo morar na Austrália.

Calendário - O ranking brasileiro de 2012 sofreu um forte abalo ao ser reduzido de 11 para seis torneios, incluindo o Amador Brasileiro. O Aberto do Estado de São Paulo, de 17 a 19 de agosto, será o último antes de a convocação para o Mundial Amador, que vai ser jogado na Turquia, de 4 a 7 de outubro ser anunciado. Serão três homens e três mulheres e embora nenhum critério de convocação tenha sido revelado até agora, acredita-se que o ranking brasileiro será levando em conta.

O calendário nacional teve ainda o acréscimo do 5º Campeonato Aberto da Federação Baiana de Golfe, de 14 a 16 de setembro, em Sauípe. Com os times do mundial já definidos, ele poderá ser importante para a convocação das equipes brasileiras para a Copa Los Andes, o Campeonato Sul-americano por Equipes, mas a Confederação Brasileira de Golfe também não definiu os critérios de convocação antecipadamente, como sempre fez, o que tem dificultado a venda de patrocínio para os Abertos estaduais.

Fonte: O portal brasileiro de golfe