Golfe Para Vida forma mais 20 professores e profissionais para introdução ao esp
O programa Golfe Para a Vida - Formação de Talentos & Cidadania encerrou mais uma importante fase nesta sexta-feira, 1º de junho de 2012. Mais de 20 professores de educação física e profissionais de golfe tiveram um treinamento com Tony Bennett (PGA Master Professional pela PGA of Great Britain and Ireland e diretor de educação do PGA of Europe).
O programa de treinamento idealizado pela Confederação Brasileira de Golfe foi realizado nas instalações da Pan American School of Porto Alegre, com aulas práticas no ginásio da escola com auxilio de equipamentos de soft golf, que serão fornecidos aos professores para uso em aula.
A iniciativa promove o crescimento do esporte em nível nacional por meio da ampliação e da participação dos interessados no esporte, além de dar maior acesso às instalações esportivas, a fim de facilitar o caminho dos jovens de todas as classes sociais e daqueles que se sobressaem no ambiente competitivo. O Golfe Para a Vida tem um foco inicial em um público-alvo específico: crianças em idade escolar - nível fundamental.
"A CBG trabalha em busca do desenvolvimento e crescimento do golfe no país junto com as federações locais, entidades internacionais, escolas de ensino fundamental e médio e universidades, além e professores de educação física, profissionais de golfe, golfistas, empresários, patrocinadores, governos estaduais e federais", comenta Paulo Pacheco, vice-presidente da Confederação Brasileira de Golfe. "Estamos todos em torno do maior projeto brasileiro de todos os tempos para o desenvolvimento do golfe e inclusão social", completa.
As próximas edições do programa serão no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Nordeste e São Paulo.
Tony Bennett veio ao Brasil para ministrar o programa de treinamento específico aos professores de educação física que irão introduzir o esporte para crianças do ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas. Além dos professores, participaram também vários profissionais de golfe que, de uma forma estruturada, darão prosseguimento ao programa com os alunos que se destacarem na primeira fase do aprendizado.
"A Confederação Brasileira de Golfe e as federações locais estão trabalhando duro neste projeto. O trabalho foi bem desenvolvido e os professores de educação física, assim com os profissionais de golfe mostraram um bom aprendizado, que refletirá no futuro do golfe no Brasil", enfatiza Tony Bennett. "Os professores tem a paixão pela introdução do esporte às crianças e fazem isso muito bem. Para atrair um numero maior de praticantes e formar novos talentos, a escola é sempre o melhor local", completa.
Tony foi auxiliado pelo Head-Pro do Itanhangá Golf Club, Nico Barcelos, que desenvolve um projeto para formação de jovens no Rio de Janeiro e por Reginaldo Coelho, Head-Pro do Joinville Country Club.
"Assim como em Curitiba, vi professores em Porto Alegre que querem que o golfe se torne uma realidade nas escolas brasileiras. A Confederação Brasileira de Golfe vai continuar trabalhando para o fortalecimento da base do esporte, para termos mais jogadores de alto rendimento no futuro", conta Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.
Para o coordenador esportivo da Pan American School, Daniel Simões, iniciativas como o Golfe Para a Vida são raras em todos os esportes e é bom ver uma experiência diferente acontecendo em sua cidade: "Esse projeto tem tudo para dar certo. Tudo foi feito como deveria e espero que o golfe esteja dentro das escolas durante um longo período", explica.
O Programa é uma iniciativa conjunta da Confederação Brasileira de Golfe e das Federações de Golfe e conta com o apoio técnico - financeiro do R&A, (Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews). O Comitê Olímpico Brasileiro e o Ministério do Esporte classificaram esta ação como "prioridade #1" para o desenvolvimento da modalidade esportiva no Brasil. Curitiba recebeu o curso entre os dias 25 e 27 de maio e Porto Alegre nos dias 31 de maio e 1º de junho.
Fonte: CBG