Seletivas do PGA Tour: brasileiros tem dia para comemorar

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Os três brasileiros que disputam a segunda das três etapas de seletivas para o PGA Tour de 2012 tiveram uma quarta-feira para comemorar, a começar pelo profissional gaúcho Fernando Mechereffe, que estreou com seis abaixo, a uma tacada dos cinco jogadores empatados em primeiro, em sua chave na Flórida. Lucas Lee também estreou dentro da linha de corte, em 18º lugar, com uma abaixo, na Califórnia, enquanto Alexandre Rocha, em outra chave da Flórida, já em seu segundo dia, recuperou-se com três abaixo para ficar a uma tacada da zona de classificação.

Para o gaúcho Fernando Mechereffe, que chega à segunda fase pela sexta vez, sem nunca ter chegado à seletiva final, esta quarta-feira foi um dia especial. Ele fez seis birdies, numa volta sem erros, para jogar 65 e empatar em sétimo lugar na chave que está sendo jogada no campo de 7.091 jardas e par 71 do Plantation Preserve Golf Course & Club, em Plantation, na Flórida.

Apesar do bom resultado nada está decidido, pois os 24 primeiros jogadores estão com quatro abaixo ou melhor num grupo onde apenas os 20 primeiros e empatados passam para a fase final. Notah Begay, o único índio americano do circuito profissional e amigo de Tiger Woods, um dos notáveis do grupo, jogou três abaixo e está empatado em 25º lugar com mais 11 jogadores.

Lucas - Lucas Lee, por sua vez, estreou no campo de 7.067 jardas e par 72 do Bear Creek Golf Club, em Murrieta, na Califórnia, aonde as 19 vagas vão ficando para os que terminaram a rodada de abertura abaixo do par. O brasileiro fez cinco birdies e chegou a estar com três abaixo, antes que bogeys no 14 e no 16 o fizessem terminar com 71, uma abaixo, no limite da zona de classificação.

O líder da chave é Daniel Summerhays, com 65, sete abaixo, seguido por Steve Allan, com 66. O coreano Seung-Yul Noh, de 20 anos e número 93 do mundo, que vem de três Top 5 consecutivos na Ásia e fechou o ano como número 1 do Tour Asiático e 34º do Tour Europeu, jogou 67 para empatar em sexto, com 68. A chave é repleta de jogares experientes e com vitórias no PGA Tour, como é o caso de David Duval e Bob May estão em oitavo, com 69, enquanto Jason Gore e Duffy Waldorf vem em 11º, com 70.

Rocha - Já Alexandre Rocha, que joga desde terça-feira no campo de 7.557 jardas do Southern Hills Plantation Club, em Brooksville, na Flórida, recuperou-se da estréia, quando marcou 72, o par do campo, para ficar a três tacadas da zona de classificação. Desta vez, Rocha fez cinco birdies até o buraco cinco, seu 14ª do dia, antes de fechar a volta com dois bogeys nos quatro últimos buracos, jogar 69, três abaixo, e empatar em 22º lugar na chave que tem 21 vagas para a rodada final.

Em 2010, jogando a segunda fase neste mesmo campo, Rocha classificou-se em oitavo lugar, com 17 abaixo (66-71-66-68). James Pettitt continua liderando a chave de Rocha com 13 abaixo, seguido por Sam Saunders, neto de Arnold Palmer, que se classificou com 17 abaixo, o melhor resultado de toda a primeira fase, e vem em segundo, com nove abaixo. Lee Janzen, bicampeão do US Open, está em quinto, com sete abaixo, empatado com Robert Gamez, três vezes campeão no PGA Tour, e Ty Tryon.

Só quem passar para a seletiva final do Q-School, que vai ser jogada no começo de dezembro, vai poder disputar com outros 150 jogadores cerca de 30 vagas para o PGA Tour. Os 50 seguintes garantem o cartão para o Nationwide Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour, e os demais ganham um cartão condicional, que lhes dá direito de jogar alguns torneios do Nationwide.

Fonte: O portal brasileiro de folfe