Tiger Woods ainda não sabe quando voltará a competir
Em uma longa entrevista à imprensa na tarde desta terça-feira em Newtown Square, na Pensilvânia, onde vai ser jogado o AT&T, que arrecada dinheiro para sua fundação, Tiger Woods apareceu sem muletas, sem bota ortopédica, sem fazer a barba, sem fazer um swing de golfe há mais de 40, dias, e sem previsão de quando voltará a jogar golfe. A maior parte da entrevista girou em torneio do mesmo tema e teve as mesmas respostas evasivas e pouco esclarecedoras: não há previsão de tempo para a recuperação de seu joelho esquerdo e do tendão de Aquiles; ainda tem dores; jogou contundido durante grande parte da carreira; desta vez só volta quando estiver 100%; e ficaria surpresa se não jogasse ao menos um torneio ainda este ano.
A única novidade é que Tiger garantiu que os médicos descartaram nova cirurgia par a reconstrução do joelho, mas, mesmo assim, recusou-se a anunciar agora se vai jogar ou não o British Open, dentro de duas semanas, na Inglaterra. Isso deverá ser feito - como já se tornou praxe - dentro de uma semana. Tiger, que já ficou fora do US Open, teria apenas mais um major este ano, o PGA Championship, em agosto, mas nem esse ele quis arriscar a dizer que joga.
Recorde - Tiger, porém negou que o recorde de 18 majors de Tiger Woods tenha ficado mais inatingível (ele ganhou 14 majors até 2008 e já não vence nenhum há três anos). "Eu tenho 35 anos e não 65", brincou. "Ele venceu o último com 46, não foi? O (Tom) Watson tinha 59 e quase venceu", comparou. Quando lembrado que eles só conseguiram isso porque nunca sofreram tantos problemas físicos, Tiger rebateu. "Eu ainda tenho muitos anos de golfe pela frente".
Um jornalista perguntou o que Tiger achava de seu grande amigo, Mark O`Meara, ter afirmado que Rory McIlroy, campeão do US Open aos 22 anos, é um jogador melhor do ele foi na mesma idade. Tiger concordou. "Em 1997, aos 21 anos, quando tive grande sucesso, eu não gostava de meu swing. Por isso mudei. Eu sinto que na mesma idade o seu swing (de McIlroy) é definitivamente melhor do que o meu na mesma idade. Ele tem 22 anos e é maravilhoso ver que alguém dessa idade conseguiu aprender com o que houve em Augusta e usar isso".
Swing mental - Sobre o seu próprio swing, que Tiger começou a mudar após a cirurgia no joelho, desta vez por necessidade de se adaptar à nova condição física, ele disse que ainda não terminou de trabalhar nele. "Nós continuamos no processo, mas tenho treinado apenas mentalmente", diz Tiger, que não vence um torneio há 18 meses, não joga uma volta completa de golfe desde o começo de abril e caiu para o 17º lugar do ranking mundial.
O resto do dia de Woods no AT&T foi para as formalidades de praxe. Ele assinou um grande painel em homenagem aos militares - ele criou esse torneio, do qual foi o anfitrião até os escândalos sexuais, em 2009, para homenagear o pai, Earl Woods, ex-boina verde, já falecido -, e foi ao caminhão da Nike testar um novo ajuste de putter.
Fonte: Portal Brasileiro de Golfe