British Amateur: Becker é o melhor brasileiro na estréia

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Quatro bogeys e um birdie solitário no buraco final deixaram o paulista Rafael Becker em 46º lugar, exatamente na linha de corte, com uma volta de 75 tacadas, três acima do par do campo do Hillside, em sua estréia, nesta segunda-feira, no British Amateur, um dos majors do golfe amador mundial, que estás sendo jogado em dois campos ingleses. O paranaense Daniel Stapff, em 111º lugar, com 75 tacadas no Hillside (+5), ainda tem chances de ficar entre os 64 e empatados que passam para a fase de match play após a rodada desta terça, mas o paulista Felipe Navarro, em 182º lugar, com 78 (+7) no campo do Hesketh, ficou em situação complicada.

Num dia difícil para todos, onde apenas seis dos 288 jogadores terminaram abaixo do par - dois no Hillside e quatro no Hesketh - Becker fez quatro bogey nos primeiros dez buracos, antes que retomasse o controle. Ele jogou os oito buracos restante com uma abaixo do par para empatar com mais 29 jogadores na linha de corte, e volta a campo hoje, a partir das 15h19 locais, no campo do Hesketh, para tentar colocar o Brasil nas finais.

Brasileiros - Daniel Stapff, que também estreou no Hillside, abriu a volta com um bogey e mesmo fazendo mais dois, nos buracos 5 e 11, dois pares 5, se manteve na linha de corte até o buraco 13. Mas dois bogeys seguidos do paranaense no 14 e no 15, o deixaram duas tacadas acima do corte e precisando de um bom resultado nesta terça-feira, no Hesketh, onde joga a partir das 10h12 locais para não ficar entre os 224 jogadores que vão para casa mais cedo.

Felipe Navarro foi o único a estrear no Hesketh. Ele abriu a volta com um birdie e fez outro no 17, mas estourou em dois buracos e complicou a vida. Foram um triplo bogey no seis um duplo bogey no 9, dois pares 4, que fizeram com que jogasse uma seqüência de sete buracos - do 3 ao 9 - em sete acima, contra par no restante do campo. A quatro tacadas da linha ele precisa jogar abaixo na volta de hoje, a partir das 8h39 locais, no Hillside, para garantir a vaga.

Líderes - Um dos destaques do dia foi o espanhol Adrian Otaegui, um velho conhecido dos brasileiros. Ele jogou duas vez na Faldo Series no Brasil, a primeira em 2008, quando venceu a final mundial do circuito na Bahia, na categoria até 16 anos, no mesmo dia em que Becker foi campeão até 17 anos. Otaegui voltou jogar a final mundial da Faldo Series no Brasil, em 2009, no Rio, mas desta vez ficou em quarto lugar, no torneio em que Pedro da Costa Lima, o Pepê, foi campeão até 21 anos.

Otaegui, de 18 anos, que no ano passado venceu o Boys Amateur Champion, seguindo os passos de Sérgio Garcia e Jose Maria Olazabal, também campeões juvenis britânicos, fez o melhor resultado do Hesketh, com 68 tacadas, três abaixo do par. O neozelandês Landyn Edwards também jogou 68, mas no Hillside, e é o líder isolado com quatro abaixo.

Abaixo - O segundo e ultimo a quebrar o par do campo no Hillside, com 71 (-1) um percurso que Greg Norman descreveu como tempo os melhores nove buracos finasi de toda a Grã Bretanha, foi o inglês Gregory Eason, outro que jogou na Faldo Series do Brasil, em 2009, ficando em quinto na categoria até 18 anos. Já no Hillside, mais três jogaram abaixo do par, fechando o dia com 70, uma abaixo: os ingleses Neil Raymond e Garrick Porteous, e o escocês Philip McLean.

Fonte: Portal Brasileiro de Golfe