Golfe é uma ferramenta importante para o turismo nacional
O recente torneio Aberto do Damha Golf Club - Taça São Carlos de Golfe, é um grande exemplo de como o golfe pode movimentar o turismo de uma região e trazer dividendos para a cidade. Calcula-se que o evento, que contou com apoio do Ministério do Turismo justamente por sua vocação para trazer dividendos ao turismo da cidade, tenha movimentado em apenas três dias de outubro mais de R$ 1 milhão.
Eleito o Melhor Torneio Amador de Golfe do Brasil pela Febragolfe, o evento abriu oficialmente as comemorações pelo aniversário da cidade de São Carlos, comemorado em 4 de novembro.
O torneio também contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de São Carlos, entre muitas outras empresas que ligaram sua marca ao evento, como o Banco Alfa.
O evento mostrou sua vocação turística também entre os apoiadores, pois teve o co-patrocínio da Proexport Colômbia, organização responsável pela promoção comercial das exportações, do turismo internacional e dos investimentos estrangeiros na Colômbia. Por meio de uma rede nacional e internacional de escritórios, incluindo o Brasil, a Proexport oferece apoio e assessoria integral a empresários, com serviços que buscam a geração, o desenvolvimento e o fechamento de oportunidades de negócios.
A entidade levou ao IV Aberto Damha Golf Club o professor colombiano Rogelio González, treinador do também colombiano Camilo Villegas, ganhador de US$ 13 milhões no PGA Tour. Gonzalez foi uma das grandes atrações do torneio, que também contou com a participação do piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello, golfista nas horas vagas. Ambos, aliados a atrações como shows de rock e samba, atraíram a atenção da mídia, espalhando o nome de São Carlos pelo Brasil.
"O Aberto do Damha eleva o nome da cidade de São Carlos", disse Osvaldo Barba, prefeito do município, que esteve presente ao evento.
Participaram do torneio 160 golfistas de oito estados diferentes. O evento reuniu perto de 1.500 convidados, que lotaram os hotéis da região, como o Ibis São Carlos, o Quality Hotel Anacã e o Indaia Residence, que registraram 100% de ocupação durante o torneio. A competição também movimento os restaurantes e bares da cidade, como o St. Patricks Pub, que chegou a reservar um espaço exclusivo para os golfistas. Cerca de 100 pessoas participaram da organização do evento. Em três dias, foram consumidas no local 3.240 cervejas Itaipava long neck, 1368 unidades de energético TNT, 3.260 garrafas de água e 2.160 garrafas de refrigerantes de 350 ml.
"O turista golfista costuma gastar entre 50% e 100% a mais do que turista convencional", diz Marcio Marques, responsável pelo marketing do Damha Golf Club. "Além disso, boa parte dos golfistas são empresários que também podem trazer negócios para o município", completa.
Com apoio do Ministério do Turismo, o IV Aberto Damha Golf Club - Taça São Carlos de Golfe, é um dos melhores torneios amadores do calendário nacional e teve o patrocínio do Banco Alfa, Prefeitura Municipal de São Carlos e do Grupo Encalso - Damha, co-patrocínio da Claro, Proexport Colômbia e Azul Linhas Aéreas, além de parceria com a Latina, Saeco e D&D Pilates. O evento teve apoio oficial da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação Paulista de Golfe, além do apoio das seguintes empresas: Itaipava, Club Med, Nascimento Turismo, Tapetes São Carlos, Toalhas São Carlos, Shopping Iguatemi São Carlos, charutos Monte Pascoal, Spa Drika Saad, São Bento Golfe, St. Patrick´s Pub, Klub Relógios Especiais, 2Golf/Bridgestone Golf, Tulha Restaurante e TNT.
O evento foi organizado pela Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo (FC&VB-SP) e Equipe Damha Golf Club, capitaneado por Carlão Gonzalez, com apoio da Eurogolf e 4Dot.
O Damha Golf Club, idealizado pelo empreendedor Anwar Damha, é considerado um dos quatro melhores campos de golfe do país segundo a edição americana da revista Golf Digest, a bíblia do esporte - é o único campo paulista aberto a visitantes a figurar nessa lista. Foi também eleito o Melhor Campo de Golfe do Brasil pela Febragolfe, a maior feira de golfe do Brasil.
Desde sua fundação, no final de 2006, já sediou alguns dos principais torneios de golfe do Brasil, como o Aberto do Brasil, o Aberto de São Paulo, o Brasileiro Juvenil, o Brasileiro Sênior e o Circuito Empresarial de Golfe e os Abertos do Damha Golf Club, entre muitos outros, tornando-se referência nacional quando o assunto é golfe.
O campo foi projetado por Ricardo Rossi, um dos maiores golfistas que o Brasil já teve, e possui nível internacional e toda a infra-estrutura necessária para atender o golfista. Em seus 70 hectares, abriga 18 buracos com quatro tees de saída e 7.100 jardas (6.461 metros) de extensão, além de um driving range (área para treinar tacadas longas) de 350 jardas (318 metros) e um putting green (área para treinar tacadas curtas) de 2.000 metros quadrados, além do Damha Executive Course, um campo de par 3 de 9 buracos excelente para o treino de tacadas curtas.
O Club House, inspirado nos elementos arquitetônicos das antigas tulhas de café e construções do início do século passado, possui vestiários, sauna, lan house, internet sem fio, restaurante de culinária internacional e uma confortável sala de estar e varanda com vista para o campo.
Fonte: Golfe e Negócios