Brasileiros no The Junior Open Championships

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Notícias

A diretoria técnica da Confederação Brasileira de Golfe convocou os golfistas William Clarke (RS) e Júlia Debowski (SC) para disputar entre os dias 12 e 14 de julho o The Junior Open Championships, competição para jogadores de até 16 anos, organizada pelo R&A, entidade máxima do golfe mundial. A disputa acontecerá no Lundin Golf Club, próximo a St. Andrews, na Escócia, berço do esporte no mundo.

Jogador de destaque no golfe juvenil, William Clarke atualmente ocupa a terceira posição do ranking nacional amador masculino juvenil e a mesma posição no ranking adulto. A promissora jovem golfista catarinense Júlia Debowski (na foto abaixo) atualmente é a líder do ranking nacional amador feminino pré-juvenil e também está entre as cinco melhores jogadoras do país ranqueadas na categoria juvenil feminina.

A dupla brasileira, que ficará hospedada sem custos nos dormitórios da University of St. Andrews, terá uma programação extensa. Além dos três dias de torneio haverá dois dias de treino e um jantar de gala no domingo. Após a competição, William Clarke e Júlia Debowski serão levados pelos dirigentes do R&A para assistir a duas rodadas do British Open, um dos mais importantes torneios de golfe do mundo, no Old Course de St Andrews.

O The Junior Open Championships, criado em 1994 - que passou para a administração do R&A em 2000 - acontece de dois em dois anos e reúne em campo representantes de mais de 60 países como Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Itália, México e Argentina.

Dividido em três categorias gold (handicap até 3), silver (handicap de 4 a 9) e bronze (handicap de 10 a 15), os jogadores disputarão 54 buracos (18 por dia), na categoria gold, e 36 buracos nas categorias silver e bronze.

Histórico - Na edição de 2008 do The Junior Open Championship, que aconteceu no Hesketh Golf Club, o Brasil foi representado pelo paulista Thomas Mantovanini e pela carioca Ana Paula Costa.

Na edição de 2004, no Kilmarnock (Barassie) Golf Club, quem representou o país entre os homens foi o paulista Leonardo Marengo, que encerrou a disputa na 21ª posição, com 240 tacadas (78/74/78). No lado feminino, a paulista Cecília Kleinert entrou em campo pelo Brasil, sendo premiada com o The South American Trophy, com o melhor score net entre as representantes da América do Sul.

CBG
golfe@cbg.com.br

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe