Árbitro número 1

icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Notícias

O golfista John Byers, diretor de regras da Confederação Brasileira de Golfe, passou três dias de atividades intensas no Club de Golf Los Leones, em Santiago, no Chile, no final de janeiro. Por conta de sua dedicação, ocupou a primeira posição no evento. Não, engana-se quem pensa que John Byers disputou um torneio.

O local foi ponto de encontro de 45 árbitros de golfe da América do Sul, que foram submetidos a testes ministrados pelo R&A, entidade máxima do golfe mundial, para renovação de suas credenciais. "Foram três dias de evento com palestras, filmes de jogos, técnicas de arbitragem e uma prova final com 2 horas e meia de duração", relembra John Byers.

"Eu passei com 85% de aproveitamento na prova", comemora Byers. Foi o melhor resultado entre os árbitros que estavam no Club de Golf Los Leones.

Além de muitas pegadinhas, o diretor de regras e árbitro oficial da CBG enfrentou uma prova dividida em duas partes. A primeira, com cerca de 75 questões, valia 35% do teste. Já a segunda fase, com consulta, valia 65% e foi dividida em duas partes. Uma foi voltada para decisões e penalidades. Já a outra era uma simulação de um jogo de seis buracos, onde em cada buraco havia entre seis e sete decisões para serem aplicadas. "São 34 regras e 1.200 decisões. Eu vi árbitros internacionais que estavam lá, mas não conseguiram terminar a prova", comenta Byers.

Vale lembrar que esta não foi a primeira vez que John Byers enfrentou provas ministradas pelo R&A. Em 2004, quando participou pela primeira vez do curso de regras do R&A, realizado em São Paulo, John encarou uma rotina de estudos de três horas diárias por 40 dias. "Eu viajei com minha família para a Bahia e enquanto eles ficavam na praia ou na piscina, eu ficava embaixo de um coqueiro com o livro de regras nas mãos", relembra. Na ocasião, John passou em primeiro lugar na prova.

Em 2006, quando participou de outro curso de regras em St. Andrews, na Escócia, John tirou nota 92 na avaliação. "Na história desses cursos o máximo foi um argentino quem atingiu nota 99", compara.

Como resultado de sua dedicação, John Byers já atuou em diversas competições no continente, como Copa los Andes, Sul-Americano Juvenil e Pré-Juvenil e Sul-Americano Amador, além de edições do Mundial Amador na África do Sul e Austrália. No ano passado, ele teve a honra de participar como árbitro no British Open Championship, o The Open, um dos mais importantes torneios de golfe do mundo, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de julho, em Turnberry, na Escócia.

"Em 2010, além das competições válidas para o ranking nacional, eu espero atuar como árbitro no Mundial Amador, na Argentina, em outubro, e na Copa los Andes, no Chile, em novembro", destaca.

Fonte: Confederação Brasileira de Golfe