Os sul-americanos melhoram no ranking mundial profissional


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A posição dos golfistas sul-americanos profissionais melhora rapidamente no ranking mundial, com a proliferação de bons torneios e circuitos nos paises que desenvolvem jogadores de alta competição para o cenário internacional.

Três sul-americanos estão entre os primeiros 50 do ranking mundial, os argentinos Andrés Romero e Angel Cabrera, nas posições 25 e 29 e o colombiano Camilo Villegas no lugar 41. O chileno Felipe Aguilar e o argentino Daniel Vancsik figuram entre os primeiros 200 do ranking mundial liderado pelo norte-americano Tiger Woods. Os brasileiros Alexandre Rocha e Adilson da Silva ocupam as posições 408 e 433. O portal www.golfenegocios.com.br publica o ranking sul-americano e mundial completos.

O principal circuito profissional brasileiro, o Champion Golf Tour, significou a aliança dos patrocinadores Mercedes-Benz, Vivo e Samsung, em torno da idéia do empresário Werner Bretthauer da Golf4All de proporcionar eventos ao longo do ano para os profissionais além de propiciar oportunidades de marketing de relacionamento e exposição de marca para grandes empresas. A revista Elite o classificou entre os “visionários do golfe” numa matéria dedicada ao esporte não olímpico.

A segunda etapa do CGT2008 será no São Fernando Golf Club, na localidade paulista de Cotia, São Paulo, de 13 a 16 de agosto. A segunda etapa Mercedes-Benz do Champions Golf Tour distribuirá R$ 100 mil em prêmios, com uma bolsa de R$ 25 mil para o vencedor. Participarão do torneio os 33 classificados do ranking brasileiro profissional, além de 15 profissionais do exterior.

Na primeira etapa do CGT2008, no Itanhangá, no Rio de Janeiro, o vencedor foi o colombiano Eduardo Herrera e o brasileiro Ronaldo Francisco ficou como vice-campeão. Entre outros profissionais que participarão na etapa figura Philippe Gasnier que classificou para jogar o U.S. Open 2008.

Durante os quatro dias do Champions Golf Tour, imagens de diferentes setores do campo e da sede serão acompanhados pelo sistema desenvolvido pela Securus Brasil, empresa de segurança eletrônica, que fará a monitoração eletrônica do evento. Na sexta-feira haverá um Pro-Am e no sábado a última jornada dos profissionais. No sábado haverá a classificatória por convite para o Mercedes Trophy 2009, que selecionará os amadores brasileiros para a final regional da América Latina.

Outra montadora alemã está ativa no golfe brasileiro. A BMW realizou a primeira etapa brasileira do seu tradicional torneio internacional, no clube Ipê, de Ribeirão Preto. Os finalistas amadores brasileiros disputarão no Terravista Golf Club, na localidade baiana de Trancoso, vagas para representar o país na final mundial do torneio, que acontece em novembro na Argentina.

Os amadores mostraram determinação na recente etapa do CEG realizada na Fazenda da Grama, na região paulista de Vinhedo, desafiando a chuva durante cinco horas. Sem se incomodar com a água, Roberto Gómez, que representou o Brasil em 12 mundiais, conseguiu anotar um excelente escore de uma tacada abaixo do par do campo, o melhor gross do torneio. O piloto Rubens Barrichello provou que alem de ser bom na chuva com o volante de F-1 é também bom com os tacos ao vencer na sua categoria com handicap.

* Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colunista da revista Golf Digest Autor de Liderança e Golfe. piernes@yahoo.com. www.golfenegocios.com.br