Determinação faz a diferença
A determinação faz a diferença. Recentemente participamos de um treino especial para desenvolver superação entre executivos e esportistas.
O treino foi de arvorismo a 20 metros de altura, equilibrados em cabos de aço esticados entre árvores centenárias. O foco para a prática do putter ajudou muito, enxergando apenas o cabo de aço era a linha por onde transitávamos, sem prestar atenção aos detalhes secundários, como o distante chão duro. A concentração antes de executar um drive permitiu dar os passos cadenciados afastando todo pensamento negativo. A determinação faz a diferença para chegar ao fim. O instrutor Ricardo Faro de Selva Aventura conhece bem e relatou casos fascinantes de executivos e esportistas perante grandes desafios. Porém o gigantesco exemplo do ano de determinação foi o de Tiger Woods, que ganhou o U.S. Open com um joelho convalescente de uma cirurgia e com fissura dupla por estresse na tíbia.
A diferença lograda no ranking após a sua 14ª. vitória em majors significa que mesmo sem jogar nos próximos seis meses não deixará de ser o número um.
“Estou jogando o U.S. Open e vou ganhar”, disse ao seu caddie mordendo os lábios, no primeiro dia do torneio que distribuiu U$ 7 milhões entre os melhores do mundo. Conhecíamos o seu talento, a sua concentração, a sua capacidade de jogar sob pressão. Nos temos a prova que a legendária determinação de Tiger Woods não conhece limites. O preço da glória foi alto. Para alguns médicos paulistas, especializados em lesões esportivas, o desgaste no joelho poderá derivar numa artrite e encurtar a sua carreira. Os médicos estimam que Tiger dificilmente manterá a qualidade atlética por mais cinco anos. O golfe sobreviverá sem esse ícone mundial que a cada aparição gera mais respeito. Com ele, o golfe chegou a um outro patamar.
O Champions Golf Tour no Brasil também levou o golfe profissional brasileiro para um outro patamar ao garantir várias etapas durante o ano, com prêmios razoáveis para os jogadores, com retorno de público seleto e mídia para os patrocinadores. O empresário Werner Bretthauer, da Golf4All, informou que a próxima etapa do circuito será disputada de 13 a 16 de agosto, no campo do São Fernando, na localidade paulista de Cotia. A primeira etapa foi no Itanhangá do Rio de Janeiro. No Champions Golf Tour participam jogadores do ranking brasileiro, classificados em eliminatórias e jogadores internacionais e três amadores convidados pelos patrocinadores, Mercedes-Benz, Vivo e Samsung.
No âmbito corporativo, a Etapa Furukawa do CEG será realizada na sexta-feira 11, no Vista Verde Golf Club, em Araçariguama com a participação de 100 jogadores. No sábado 12 no Portal Japy Golf Club, a Itograss reúne golfistas para um novo desafío. No Domingo 13, no mesmo Portal Japy se realiza a Sertã Golf Cup organizado pelo instrutor Juan Silva. Mais informações no portal www.golfenegocios.com.br
Os melhores amadores participarão de 17 a 20 de julho do Campeonato Amador Brasileiro, com o patrocínio da Gillette. Os fairways receberam um cuidado extra, sob a orientação do reconhecido agrônomo, Daniel Tapia. O gramado do São Paulo Golf Club estará na sua melhor forma para a festa.
* Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil, Golf Digest e Elite Magazine. Autor de Liderança e Golfe. piernes@yahoo.com. www.golfenegocios.com.br