Palmas e mais palmas
Está para nascer um melhor jogador profissional de golfe do que Tiger Woods. As conquistas deixaram para trás qualquer polemica. Esta semana sagrou-se campeão do U.S. Open, conquistou seu 14 major e chegou as 500 semanas consecutivas como líder do ranking mundial.
Fazia dois meses que não jogava torneios após uma operação cirúrgica no joelho esquerdo, que também o impediu de bater bolas durante seis semanas. Nada deteve a sua vitória entre os melhores do mundo, nem a falta de ritmo, a dor ou a brilhante atuação do veterano Rocco Mediate, com quem protagonizou um eletrizante desempate. O esforço para conquistar o U.S. Open custou caro a Tiger que terá de operar novamente o joelho e voltar a jogar somente em 2009.
Woods embolsou um cheque de mais de U$ 1 milhão como premio. Com o grande retorno de mídia para os seus grandes patrocinadores como Nike, Buick, Amex, Accenture, entre outros, avançou mais rapidamente para ser o primeiro esportista na história em chegar em 2009 a um bilhão de dólares ganhos entre patrocínios e prêmios. Para os amantes do golfe fica uma questão: como celebrar a próxima conquista de Tiger Woods quando as palmas doem de aplaudir e os bonés são pequenos para saudar tanto talento e determinação num só jogador.
O U.S. Open 2008 marcou o retornou de um profissional brasileiro em classificar para esse grande torneio. Foi o carioca Philippe Gasnier. Não brilhou porem cortou uma tendência de 41 anos e fez história.
Também histórico o anuncio da Mercedes-Benz do Brasil de formar a sua primeira equipe profissional de golfe. A equipe é integrada por 11 jogadores do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Paraguai. Os três profissionais brasileiros são Rafael Barcelos, Ronaldo Francisco e Micky Cavalieri. Mais informações no portal www.golfenegocios.com.br
A apresentação foi durante a etapa inaugural do Champions Golf Tour, o maior circuito da história do golfe profissional brasileiro, no Itanhangá do Rio de Janeiro. No campo de jogo venceu o colombiano Eduardo Herrera, com o brasileiro Ronaldo Francisco como vice-campeão. A etapa que abriu o Champions Tour integrou as celebrações dos 75 anos do Itanhangá Golf Club. O tradicional clube carioca, e seu presidente Mauricio Memória, receberam os golfistas visitantes de braços abertos, além de brindá-los com uma renovada sede e o campo em forma.
O circuito, programado este ano com cinco etapas, conta com os patrocínios da Mercedes-Benz, Vivo e Sansung e a organização da empresa Golf4All. O vice-presidente regional de vendas da Mercedes Benz, Jens Insrang, o presidente da Vivo, Roberto Lima, e o vice-presidente executivo da Samsung, José Roberto Ferraz, apresentaram o circuito para imprensa especializada no Grand Hyatt São Paulo.
Além das patrocinadoras principais, a etapa inicial do Tour teve o apoio da Gol, Gazeta Mercantil, Hotel Promenade, Peroni Buffet e Golf e Negócios. O empresário Werner Bretthauer da Golf4All informou que a segunda etapa será realizada em agosto em São Paulo. “Após o sucesso da etapa inicial estamos certos que outras grandes empresas se unirão ao Champions Tour”.
No terreno amador, na Sexta-feira, a Câmara Argentina de Comercio promove a Taça Amistad, organizada pela GT Eventos. O encontro será nas Terras de São José, em Itu, outro dos bem cuidados cenários de golfe de atualidade. Na semana próxima os destaques são o Aberto de Itu, em Terras de São José e o II Festival de Golfe do Novo Frade, em Angra dos Reis.
* Guillermo Piernes é consultor, palestrante e escritor. Colunista da Gazeta Mercantil e revista Golf Digest. Autor de Liderança e Golfe. piernes@yahoo.com. www.golfenegocios.com.br